Rômulo brilha no apagar das luzes e garante o Athletico nas quartas da Libertadores

5 min read
Com gol de Rômulo, o Athletico Paranaense empata no fim e após 17 anos, garante a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.
Rômulo

Foto: Staff Images / CONMEBOL

Nesta terça-feira (5), Libertad e Athletico Paranaense se enfrentaram em Assunção, no Paraguai, em uma partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Precisando do resultado, o Libertad saiu na frente com um golaço de Roque Santa Cruz na primeira etapa. Porém, no apagar das luzes, a estrela do garoto Rômulo brilhou e o empate athleticano garantiu a vaga nas quartas de final da competição.

Agora com a vaga garantida nas quartas de final, o Athletico Paranaense aguarda o vencedor do confronto entre Estudiantes (ARG) x Fortaleza para descobrir seu próximo adversário. Vale lembrar que na primeira partida, as duas equipes empataram em 1×1.

Resumo dos 90 minutos

Inicialmente, precisando do resultado positivo, o Libertad foi para cima do Athletico Paranaense. Logo no início do jogo, os paraguaios obrigaram o goleiro Bento à trabalhar. Do outro lado, o Furacão tentou atacar com Tomás Cuello, Vitor Roque e Erick, mas não obteve sucesso. Somente no apagar das luzes da primeira etapa, Roque Santa Cruz brilhou ao ultrapassar quatro jogadores rubro-negros e abriu o placar em Assunção.

Entretanto, no segundo tempo, o Furacão melhorou após as substituições feitas e passou a tentar atacar mais a defesa paraguaia. Com o placar em 1×0, a partida seria definida nos pênaltis. Após as substituições promovidas pelo técnico Felipão, o rubro-negro encontrava uma facilidade maior para atacar. Portanto, no apagar das luzes, o Athletico encontrou a melhor chance com bola parada. No lance, Khellven cobrou uma falta na cabeça de Rômulo, que viu Martín Silva espalmar e dar o rebote para o centroavante completar e estufar as redes. Portanto, com o apito final, depois de 17 anos, o time paranaense voltará a disputar as quartas de final da Libertadores.

Libertad 1 x 1 Athletico Paranaense

Após garantir a vitória em Curitiba na primeira partida, o Athletico Paranaense entrou em campo com a vantagem do empate em Assunção. Portanto, precisando do resultado, com menos de um minuto, o Libertad atacou com Melgarejo, mas Bento defendeu.

Logo depois, Vitor Roque lançou Erick, que bateu cruzado e viu o goleiro Martín Silva salvar o primeiro gol. Ainda no ataque, Tomás Cuello tentou a finalização, mas viu a bola passar por cima do travessão paraguaio.

Conforme o tempo passava, o Libertad controlava a partida na intermediária e tentava atacar de todas as formas a meta athleticana. Apesar disso, o nervosismo de ambos os lados fazia com que os jogadores cometessem erros bobos e desperdiçassem as jogadas.

A partir dos 30 minutos, os paraguaios criaram uma blitz na defesa athleticana. Com isso, Bento precisou se esticar mais de uma vez para evitar o perigo de gol. Aos 35′, Melgarejo dominou a bola no peito e bateu por cima do travessão. Em seguida, Terans tentou o cruzamento para Vitor Roque, que não conseguiu alcançar a jogada.

Já nos acréscimos, o centroavante de 40 anos, Roque Santa Cruz, fez boa jogada e passou por 4 jogadores do Furacão com uma facilidade incrível. Nesse sentido, o placar foi aberto no Defensores del Chaco.

Segundo tempo

Para tentar mudar o desempenho dentro de campo, o técnico Felipão optou por tirar Hugo Moura para colocar Matheus Fernandes. Sendo assim, uma troca de um volante por outro. Logo no início, Canobbio partiu em direção da grande área e finalizou com o pé esquerdo, mas o chute saiu fraco demais.

Do mesmo modo, o Libertad não queria saber de definir o jogo nas penalidades máximas. Portanto, se lançou ao ataque e passou perto de aumentar a vantagem com Melgarejo e Mendieta. Aos 15 minutos, Merlini apareceu pelo lado direito, cruzou para Roque Santa Cruz, que cabeceou e viu Bento defender firme.

Aos 23′, o Furacão viu o jovem Vitor Roque avançar em contra-ataque e de longe, soltar um forte chute para Martín Silva espalmar para fora, evitando então o gol de empate athleticano. Mantendo a linha de pensamento para buscar o resultado, Rômulo e Marcelo Cirino entraram nos lugares de Vitor Roque e Canobbio.

Eventualmente, aos 34 minutos, o Libertad voltou à atacar o adversário. No lance, Bareiro, que havia acabado de entrar, fez boa jogada com Roque Santa Cruz, mas acabou se perdendo na jogada e viu Erick salvar o momento.

Assim como na primeira etapa, o gol do Libertad saiu no fim, desta vez, o momento athleticano não foi diferente. Aos 44′, o lateral-direito Khellven cobrou uma falta na área e viu Rômulo cabecear para boa defesa de Martín Silva. Em seguida, a bola sobrou para o centroavante completar e estufar as redes. Com o empate, o Athletico ia garantindo a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores.

Classificação

Após o apito final, o Athletico Paranaense comemorou e muito a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Depois de 17 anos, o Furacão volta para esta etapa da competição. Além da vaga garantida, o clube também garante uma premiação de 1,5 milhão de dólares na conta.

FICHA TÉCNICA

Libertad x Athletico Paranaense
Local
: Estádio Defensores del Chaco, Assunção-PAR.
Data: 05 de julho de 2022 (terça-feira).
Horário: 21h30 (horário de Brasília).
Arbitragem: Andres Cunha (URU) apitou a partida. Nesse sentido, ele contou com o auxílio de Richard Trinidad (URU) e Andres Nievas (URU). Além disso, Guillermo Guerrero (EQU) foi o quarto árbitro. Por fim, Carlos Obe (EQU) foi o árbitro responsável pelo VAR.

Libertad: Martín Silva; Piris, Viera, Barboza e Samudio; Marcelo Díaz (Campuzano), Caballero, Diego Gómez (Mendieta), Merlini (Bareiro) e Melgarejo; Roque Santa Cruz (Óscar Cardozo).
Técnico: Daniel Garnero.
Gol: Roque Santa Cruz.
Cartões amarelos: Piris e Barboza.

Athletico Paranaense: Bento; Orejuela (Khellven), Pedro Henrique, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura (Matheus Fernandes), Erick e Terans (Vitor Bueno); Canobbio (Marcelo Cirino), Tomás Cuello e Vitor Roque (Rômulo).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gol: Rômulo.
Cartões amarelos: Abner, Vitor Roque e Pedro Henrique.

Para mais informações sobre a Copa Libertadores, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.