Rebeca Andrade conquistou a primeira medalha olímpica na ginástica feminina para o Brasil

2 min read
Aos 22 anos, Rebeca Andrade conquista a medalha de prata para o Brasil na final individual geral na ginástica artística em Tóquio.
Rebeca

Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG

A brasileira, Rebeca Andrade, conquistou um resultado histórico no Centro de Ginástica de Ariake: se tornou a primeira mulher a gerar um pódio para o Brasil na modalidade em uma Olimpíada, nesta quinta-feira (29).

Com 57,298 pontos, ficando atrás eventualmente da norte-americana Sunisa Lee, que somou 57,433. Além disso, Rebeca levou no peito a medalha de prata, deixando para a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos, a medalha de bronze.

Semelhantemente, nessa somatória dos pontos entre as provas de salto, barra, trave e solo, Rebeca marcou seu nome nas conquistas do Brasil na história das olimpíadas, sendo a primeira medalha na ginástica feminina até hoje.

Por outro lado, além do individual geral, Rebeca se classificou para mais outras duas finais: domingo (31) no salto, e (01) no solo.

Foto: Ashley Landis/AP

A brasileira tem uma história de superação, pois já passou por três cirurgias no joelho direito entre 2015 e 2019, o que gerou um tempo afastada do ginásio. Além dessas dificuldades, não deixou de ser uma das favoritas para o pódio olímpico.

“Essa medalha não é só minha, é de todo mundo. Todos sabem da minha trajetória, o que eu passei. Se eu não tivesse cada pessoa dessa na minha vida, isso aqui não teria acontecido.” disse Rebeca em entrevista após o fim da prova.

Apesar disso, nas classificatórias, foi quem obteve a melhor nota depois de Simone Biles que decidiu não participar da final.

Geral

Imagem de Rebeca Andrade, medalhista nas Olimpíadas de Tóquio 2021 — Foto: Martin Bureau / AFP
Foto: Martin Bureau / AFP

Além disso, a conquista da Rebeca teve a presença inclusive do VAR. Na trave, a brasileira tinha 13,566 pontos antes do recurso para revisão da nota de dificuldade. Após a análise dos árbitros, a nota foi para 13,666 pontos, o que foi decisivo para a colocação de Rebeca no pódio.

Já no salto, a nota chegou a 15,300 pontos, na barra conseguiu 14,666 pontos e no solo 13,400.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.