Beatriz Ferreira perde para irlandesa e fica com medalha de prata

3 min read
A vitória garantiria o primeiro ouro de uma mulher brasileira no boxe olímpico
Beatriz, Prata

Imagem: Jonne Roriz/COB.

Beatriz Ferreira lutou a final do torneio peso leve contra a irlandesa Kellie Harrington na madrugada de domingo (09), mas perdeu na decisão unânime dos juízes. Apesar da baiana não ter conquistado o primeiro ouro feminino na modalidade, ela ainda quebrou o recorde de melhor performance que uma brasileira teve durante as olimpíadas com o troféu de prata.

Antes disso, o melhor resultado tinha sido o de Adriana Araújo, amiga e ex-parceira de treino de Beatriz, que conquistou a medalha de bronze nos jogos de Londres em 2012. Araújo competiu no Rio também, mas foi eliminada na primeira rodada.

A luta

A baiana colocou pressão durante a luta inteira, enquanto Harrington usou o maior alcance para pontuar com socos retos. Apesar do resultado, a brasileira começou bem com cruzados no corpo e na cabeça, que garantiram o primeiro round para ela na visão de três juízes.

Beatriz continuou acertando bons golpes no segundo assalto, mas a irlandesa acertou mais e foi superior na visão de todos os jurados. Assim, a brasileira precisava vencer com clareza o terceiro round para sair com a vitória, mas Harrington foi eficaz com os contragolpes e conseguiu amarrar a luta no clinche quando Beatriz atacava.

Beatriz teve vantagem na potência, mas a avaliação privilegia o volume sobre a contundência (Imagem: Buda Mendes/POOL/AFP via Getty Images)

Com isso, a irlandesa encerrou o torneio usando ouro no pescoço. Harrington é a segunda mulher e a terceira medalhista da ilha menor da Grã-Bretanha que conquistou o primeiro lugar com boxe nas olimpíadas. A campeã olímpica também venceu o mundial de 2018.

Após a luta, Beatriz pediu desculpas por não ter conquistado a medalha dourada, mas se mostrou contente com o resultado. “Estou muito feliz de estar aqui. Sou medalhista olímpica e isso é pra poucos. O trabalho continua, porque Paris é logo ali”, conta.

Boxe neles

O boxe foi o esporte em que o Brasil teve mais sucesso nesta olimpíada. Foram três medalhas: uma de ouro com Hebert Conceição, uma de prata com Beatriz e uma de bronze com Abner Teixeira.

“O trabalho continua, porque Paris é logo ali” – Beatriz Ferreira

Apesar do resultado excelente, os Jogos de Tóquio foram o primeiro ciclo olímpico para a maioria dos pugilistas brasileiros. Inclusive para os medalhistas Hebert Conceição e Abner Teixeira.

Confira o histórico de sucesso olímpico do Brasil na nobre arte

Ao todo, o Brasil tem sete medalhas nas olimpíadas.

Servílio de Oliveira fez história, e o seu neto Luiz de Oliveira quase competiu em Tóquio (Imagem: Arquivo / Agência Estado)

1968: Servílio de Oliveira se torna o primeiro brasileiro a medalhar na nobre arte com o bronze nos jogos da Cidade do México.

2012: a nobre arte ganha destaque com três pugilistas vestindo verde e amarelo no pódio: os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão ganham prata e bronze respectivamente, e Adriana Araújo se consagra com bronze.

2016: Robson Conceição conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil no boxe olímpico.

2021: Três brasileiros se consagram no pódio: Hebert Conceição com ouro, Beatriz Ferreira com prata e Abner Teixeira com bronze.

2 thoughts on “Beatriz Ferreira perde para irlandesa e fica com medalha de prata

  1. Pena ela não ter ganho, mas há que se aplaudir esse grande feito! Ela ainda vai dar muitas alegrias ao boxe brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.