Athletiba: retrospecto, escalações e onde assistir

4 min read
Em momentos completamente opostos, Coxa e Furacão disputam o Athletiba 393, neste domingo (01), às 16h, no Couto Pereira. Confira as informações da partida
Athletiba

(Foto: Reprodução/Coritiba)

Neste domingo (01), Coritiba e Athletico disputam o clássico Athletiba, no Couto Pereira, em partida válida pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para ocorrer às 16h (horário de Brasília).

Momentos extremamente opostos. É assim que os dois rivais chegam para o terceiro e último encontro de 2023 e pela 393ª vez na história.

Com oito derrotas seguidas, sem vencer há mais de dois meses, e afundado na lanterna da competição, com apenas 14 pontos, o Coxa vai extremamente pressionado a campo.

A equipe do Alto da Glória, que tem 98,2% de chances de queda à Série B, encara o clássico como uma última cartada para tentar alcançar o milagre da permanência.

Já o Furacão, chega em alta para disputar mais um Athletiba. Invicto há dez jogos e sem perder pela Série A há mais de dois meses, a equipe superou as eliminações nas copas, e se consolidou na competição.

O Rubro-Negro da Baixada encara o clássico como a oportunidade ideal para afundar ainda mais o rival e seguir em boas condições para carimbar um lugar na fase de grupos da próxima CONMEBOL Libertadores. A equipe ocupa a sexta posição, com 40 pontos.

RETROSPECTO CORITIBA X ATHLETICO

Os rivais já se enfrentaram 392 vezes na história, em partidas válidas pelas Série A e B do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paranaense, Supercampeonato Paranaense, Copa Sul, Copa Sul-Minas e Seletiva para a Libertadores. 

O Coritiba venceu o Athletiba 148 vezes, enquanto o Athletico saiu vencedor em 126 delas. Também ocorreram outros 118 empates.

Porém, apesar de levar vantagem no histórico geral, o Coxa não vence o Furacão, pela Série A do Campeonato Brasileiro, há seis anos.

A última vez foi 2017, pela quarta rodada daquele Brasileirão. Na ocasião, o Coritiba contou com o brilho do zagueiro Márcio, que fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, em jogo disputado no Couto Pereira.

No último Athletiba disputado, válido pela sexta rodada do primeiro turno da atual Série A, e disputado na Ligga Arena, o Rubro-Negro levou a melhor, e venceu por 3 a 2, gols marcados por Pablo, Canobbio e Willian Bigode. Marcelino Moreno e Robson descontaram para o Verdão.

CORITIBA

O técnico Thiago Kosloski terá alguns desfalques para escalar o Coritiba no Athletiba 393. O comandante não poderá contar com o atacante Robson, que cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Kaio César e Diogo Oliveira brigam pela posição.

Além dele, os zagueiros Reynaldo e Thiago Dombroski e o meia Bruno Gomes, seguem se recuperando de lesões, e permanecem sem condição de jogo. Por outro lado, o zagueiro Kuscevic retorna de suspensão, e volta ao time titular.

O treinador tem outras dúvidas na escalação. Victor Luís e Jamerson brigam por vaga na lateral-direita, enquanto Samaris e Matheus Bianqui, disputam posição no meio-campo.

Provável escalação: Gabriel Vasconcellos; Rhayner, Kuscevic, Mauricio Antônio e Victor Luís (Jamerson); Samaris (Matheus Bianqui), Willian Farias e Sebastián Gómez; Kaio César (Diogo Oliveira), Slimani e Marcelino Moreno.

Técnico: Thiago Kosloski

Pendurados: Luan Polli, Hayner, Willian Farias e Kaio César.

Desfalques: Robson (suspensão), Reynaldo, Thiago Dombroski e Bruno Gomes (lesão).

ATHLETICO

Já o técnico interino, Wesley Carvalho, terá uma lista ainda maior de desfalques para escalar o Athletico no Athletiba.

O lateral-direito Madson, se recupera de lesão na coxa, assim como o volante Christian. O atacante Vitor Roque, que rompeu dois ligamentos do tornozelo, corre o risco de não jogar mais em 2023. O volante Arturo Vidal, que operou o joelho, só volta a jogar em 2024.

Além deles, o meia Vitor Bueno e o atacante Pablo, cumprem suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos.

A boa notícia fica por conta dos retornos do volante Hugo Moura, que cumpriu suspensão no empate contra o Internacional; e do goleiro Bento, que se recuperou de uma lesão na coxa, e deve voltar ao time titular.

Provável escalação: Bento; Bruno Peres, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Alex Santana e Zapelli; Willian Bigode e Canobbio.

Técnico (interino): Wesley Carvalho

Pendurados: Léo Linck, Zé Ivaldo, Thiago Heleno, Erick e Arturo Vidal.

Desfalques: Vitor Bueno e Pablo (suspensão), Madson, Christian, Arturo Vidal e Vitor Roque (lesão).

ONDE ASSISTIR

O clássico Athletiba será transmitido, em TV aberta, para todo o estado do Paraná, pela RPC. O Premiere também transmite a partida.

ARBITRAGEM

O duelo terá Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ) no apito. O profissional contará com o auxílio de Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ). Além disso, Murilo Ugolini Klein (PR) será o quarto árbitro. Por fim, Jose Claudio Rocha Filho (SP) comandará o VAR.

Para mais informações da Série A, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.