Athletiba: Athletico defende tabu de seis anos contra o Coritiba

3 min read
Pela Série A, o último triunfo do Coxa sobre o Furacão foi em 2017, no Couto Pereira
Coritiba

(Foto: Guilherme Griebeler/Coritiba)

O Athletico colocará um pequeno tabu à prova quando enfrentar o Coritiba, no Athletiba deste domingo (01), às 16h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada da Série A.

Pela elite do futebol nacional, o Furacão não sabe o que é perder para o Coxa há seis jogos, que correspondem há seis anos. Apesar dessa desvantagem recente, a vantagem no retrospecto geral é do Verdão. 

Os rivais já se enfrentaram 392 vezes na história, em partidas válidas pelas Série A e B do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paranaense, Supercampeonato Paranaense, Copa Sul, Copa Sul-Minas e Seletiva para a Libertadores. 

O Coritiba venceu o Athletiba 148 vezes, enquanto o Athletico saiu vencedor em 126 delas. Também ocorreram outros 118 empates.

SEIS ANOS DE INVENCIBILIDADE

Embora leve vantagem no histórico geral, o Coritiba não vence o Athletico, pela Série A do Campeonato Brasileiro, há seis anos.

No entanto, vale um adendo. Durante este período, o clássico Athletiba não foi disputado na elite em três anos (2018, 2019 e 2021), pois o Coxa esteve na Série B nestas temporadas.

A última vitória coxa-branca aconteceu no dia 03 de junho de 2017, pela quarta rodada daquele Brasileirão.

Na ocasião, o Coritiba contou com o brilho do zagueiro Márcio, que fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, em jogo disputado no Couto Pereira.

Depois daquela partida, os rivais se enfrentaram outras cinco vezes pela Série A, com dois empates e três vitórias do Athletico.

O último triunfo do Furacão, aliás, foi pela sexta rodada do primeiro turno da atual Série A. Na Ligga Arena, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, com gols marcados por Pablo, Canobbio e Willian Bigode. Marcelino Moreno e Robson descontaram para o Coxa.

ATHLETIBA NOS PONTOS CORRIDOS

O clássico Athletiba deste domingo será o 28º disputado na Série A por pontos corridos. 

Iniciada em 2003, a competição já recebeu o maior clássico do estado em 14 temporadas diferentes. 

O Athletico também leva vantagem neste recorte de tempo, pois venceu 12 vezes, contra sete triunfos do Coritiba. Também houveram outros oito empates. 

DESFALQUES E RETORNOS NAS EQUIPES

Para o Athletiba 393, as duas equipes terão desfalques e retornos. O Coritiba não poderá contar com o atacante Robson, que cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Além dele, os zagueiros Reynaldo e Thiago Dombroski e o meia Bruno Gomes, seguem se recuperando de lesões, e permanecem sem condição de jogo.

Por outro lado, o zagueiro Kuscevic retorna de suspensão, e deve voltar ao time titular.

Já o Athletico, terá uma lista ainda maior de desfalques. O lateral-direito Madson, se recupera de lesão na coxa, assim como o volante Christian. O atacante Vitor Roque, que rompeu dois ligamentos do tornozelo, corre o risco de não jogar mais em 2023.

Além deles, o meia Vitor Bueno e o atacante Pablo, cumprem suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos.

A boa notícia fica por conta dos retornos do volante Hugo Moura, que cumpriu suspensão no empate contra o Internacional; e do goleiro Bento, que se recuperou de uma lesão na coxa. Porém, a tendência é de que Léo Linck seja mantido entre os titulares.

Os técnicos Thiago Kosloski e Wesley Carvalho, que fazem suas estreias em um Athletiba, ainda terão mais uma sessão de treinamentos neste sábado (30), véspera da partida, quando deverão definir as prováveis escalações das equipes. 

Coritiba e Athletico se enfrentam neste domingo (01), às 16h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada da Série A. 

O Furacão é o sexto colocado, com 40 pontos, enquanto o Coxa, que vem de sete derrotas seguidas, é o lanterna, com apenas 14 pontos.

Para mais informações da Série A, clique aqui.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.