Mais um título! Flamengo vence o Athletico e conquista a Libertadores

5 min read
Com gol de Gabi, o Flamengo conquistou a Copa Libertadores e se tornou o maior campeão brasileiro do século 21.
Flamengo

Foto: Staff Images / CONMEBOL

Neste (29), Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, em uma partida válida pela grande final da Copa Libertadores. A decisão contou com boas chances para ambos os lados, mas a expulsão do zagueiro Pedro Henrique, foi crucial para que o Mengão abrisse o placar com Gabi. Portanto, após os 90 minutos, o clube carioca pôde comemorar mais uma taça na temporada.

Na próxima rodada, o Athletico Paranaense recebe o Goiás no dia 02 de novembro (quarta-feira), às 16h (horário de Brasília). Já o Flamengo, recebe o Corinthians no mesmo dia, mas em horário diferente, às 21h30.

Resumo dos 90 minutos

Inicialmente, a partida entre Flamengo e Athletico Paranaense contou com uma boa atuação por parte do Furacão na primeira etapa. Durante bons momentos, o goleiro Santos precisou trabalhar para evitar que o Furacão abrisse o placar. Contudo, um lance em específico foi crucial para que o jogo começasse a ser decidido. Na reta final do primeiro tempo, o zagueiro Pedro Henrique recebeu o segundo cartão amarelo e acabou deixando o rubro-negro paranaense com um jogador a menos em campo. Logo depois, aos 44′, Everton Ribeiro cruzou para Gabi, livre de marcação abrir o placar.

No segundo tempo, o Athletico Paranaense tentou atacar de todas as formas, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo e, principalmente, o goleiro Santos. A melhor chance veio com Terans, que após cobrança de falta, obrigou o camisa 1 flamenguista a voar para evitar o empate. Do outro lado, mesmo administrando o jogo, o Flamengo conseguiu oferecer perigo ao Furacão, mas Bento estava atento para evitar que o placar fosse aumentado. Por fim, após o apito final, o Mengão pôde soltar o grito de “campeão” da Copa Libertadores.

Flamengo 1 x 0 Athletico Paranaense

A grande final da Copa Libertadores iniciou com uma boa movimentação por parte do Athletico Paranaense. Logo no primeiro minuto de jogo, Vitor Roque finalizou da intermediária e mandou para fora. Aos 11 minutos, Vitinho tentou o arremate e obrigou o goleiro Santos a promover boa defesa. Em seguida, foi a vez de Alex Santana finalizar de voleio rente ao travessão.

Somente aos 13′, o Flamengo finalizou pela primeira vez com Rodinei, mas a bola acabou saindo fraco demais. Logo depois, o lateral Filipe Luís acabou sentindo uma lesão e precisou deixar o gramado. Portanto, Ayrton Lucas entrou em seu lugar.

Conforme o tempo passava, a partida ficou mais equilibrada. Atrás do título, ambas as equipes começaram a se posicionar com mais forças na intermediária. Para travar os ataques, Fernandinho comandava a meiuca athleticana para segurar a força ofensiva de Arrascaeta, Pedro e Gabi.

Aos 42 minutos, Pedro Henrique chegou atrasado no lance e derrubou Aryton Lucas. Por consequência disso, o árbitro aplicou o segundo cartão amarelo, ou seja, o zagueiro recebeu cartão vermelho e foi expulso de campo. Seis minutos depois, Everton Ribeiro traçou boa jogada pelo lado direito e encontrou Gabi livre de marcação. Portanto, o artilheiro do Flamengo conseguiu abrir o placar em Guayaquil.

Segundo tempo

Com a mão na taça e na frente do placar, o Flamengo voltou para o segundo tempo com a missão de administrar o resultado. Do outro lado, Felipão promoveu alterações para tentar colocar o time para frente e ao mesmo tempo, recuperar o setor defensivo.

Aos 6 minutos, Gabi ficou de frente para Bento, mas o goleiro athleticano conseguiu defender e evitar o segundo gol. Aos 15′, foi a vez do centroavante Pedro tentar o arremate e contar com um desvio da zaga para quase ampliar a vantagem.

Para tentar recuperar o fôlego no ataque, Felipão optou por sacar Vitor Roque e colocar Pablo em campo. Na metade do segundo tempo, o Flamengo chegou novamente ao ataque. No lance, Everton Ribeiro avançou em contra-ataque e tocou para Gabi, que tentou lançar Pedro, mas a bola acabou indo forte demais.

Aos 34′, Rodinei cruzou a bola na área e contou com uma tentativa errada da zaga em afastar o perigo. Em seguida, Arrascaeta apareceu para tentar o arremate, mas Bento salvou o perigo do segundo gol. Já na reta final do jogo, Terans cobrou falta na grande área e viu Pablo cabecear para fora. Logo depois, Abner tentou o cruzamento, mas David Luiz afastou de cabeça.

A esperança do torcedor do Athletico Paranaense engrandeceu depois que Terans encontrou uma boa chance em uma bola parada. Aos 45 minutos, o meia uruguaio efetuou a cobrança e viu Santos voar para segurar a bola com firmeza. Logo depois, Pedro tentou uma finalização por cobertura e por muito pouco, não marcou um golaço em Guayaquil.

Após o apito final e a grande conquista flamenguista, o Flamengo se tornou o maior campeão brasileiro do século 21 somando 23 títulos desde 2001. Do outro lado, após 17 anos, o Athletico Paranaense ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores e pôde mostrar à América do Sul uma bela campanha.

FICHA TÉCNICA

Flamengo x Athletico Paranaense
Local
: Estádio Monumental de Guayaquil, Curitiba-PR.
Data: 29 de outubro de 2022 (sábado).
Horário: 17h (horário de Brasília).
Arbitragem: Patricio Loustau (ARG) apitou a partida. Por sua vez, ele contou com auxílio de Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG). Por fim, Mauro Vigliano (ARG) foi o árbitro responsável pelo VAR.

Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Vidal), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabi (Everton Cebolinha) e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior.
Gol: Gabi.
Cartões amarelos: Arrascaeta e Vidal.

Athletico Paranaense: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura (Terans), Fernandinho e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitinho (Rômulo) e Vitor Roque (Pablo).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Cartões amarelos: Pedro Henrique (2x), Alex Santana e Rômulo.
Cartão vermelho: Pedro Henrique.

Para mais informações sobre a Copa Libertadores, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.