Athletico vence o São Joseense e termina a primeira fase do estadual como líder

5 min read
Jader e Di Yorio (2x) marcam para o Furacão, que fecha a primeira fase do Campeonato Paranaense na liderança isolada; Apesar da derrota, Tricolor do Pinhão escapa do rebaixamento
di-yorio-celebracao

(Foto: José Tramontin/Athletico)

Na tarde deste domingo (25), Athletico e São Joseense se enfrentaram, na Ligga Arena, pela 11ª rodada do Campeonato Paranaense. 

Na última partida da fase de classificação do estadual, o Furacão fez o dever de casa, e somou mais uma vitória para a conta. Com gols de Jader e Di Yorio (2x), o Rubro-Negro bateu o Tricolor do Pinhão por 3 a 1, e confirmou a liderança isolada. Messias anotou o tento dos visitantes.

Com o resultado, o Athletico ratifica a supremacia. Invicto há 29 partidas no estadual, o Furacão termina a primeira fase com 25 pontos. Por outro lado, o São Joseense, respira aliviado. A equipe viveu um drama, e ao longo da partida, chegou a entrar na zona de rebaixamento.

Porém, graças à vitoria do Operário Ferroviário diante do Galo Maringá, o Tricolor do Pinhão conseguiu se salvar da queda à Divisão de Acesso, ao terminar em décimo lugar, com oito pontos, mesma pontuação do PSTC, mas em vantagem nós critérios de desempate. Tanto o PSTC quanto o Galo Maringá, acabaram rebaixados.

Nas quartas de final, o Athletico encara o Londrina. A partida de ida será disputada já no próximo final de semana, no Estádio do Café. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) irá confirmar as datas e horários na sequência. Já o São Joseense, só volta a campo em 2025.

CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL:

Athletico x Londrina

Coritiba x Cianorte

Maringá x FC Cascavel

Operário Ferroviário x Azuriz

ATHLETICO 3 X 1 SÃO JOSEENSE

PRIMEIRO TEMPO

Embora o técnico Juan Carlos Osorio tenha promovido diversas mudanças entre os titulares, como as entradas de Leo Godoy, que estreou com a camisa do Athletico, Di Yorio e Romeo Benítez, o Furacão não sentiu a falta de entrosamento.

Como era de se esperar, o Rubro-Negro começou a partida tomando as ações. Aos seis minutos, Di Yorio aproveitou a sobra de bola, invadiu a área e finalizou, mas o chute saiu sem direção, pela linha de fundo.

O Furacão seguiu pressionando, e teve outra boa chance aos 16, quando Leo Godoy completou cruzamento de Jader e parou em Carlão. Na sobra, Christian finalizou com força, mas o chute explodiu na marcação. Aos 18, foi a vez de Jader colocar o arqueiro do São Joseense para trabalhar.

Por sua vez, o Tricolor do Pinhão tinha dificuldades para jogar. A equipe tinha uma proposta mais reativa, e apostava nos contra-ataques. A primeira chance só foi ocorrer aos 20, quando Mariano emendou uma meia-bicicleta e obrigou Bento a fazer uma grande defesa.

O Athletico respondeu logo na sequência, novamente com Jader, que era o jogador mais perigoso em campo. Aos 25, o atacante recebeu na área e encheu o pé, mas parou em Carlão, que espalmou para escanteio.

Aos 34, foi a vez de Felipinho mandar uma pancada de longe, e tirar o “uh” da torcida, com o chute que passou muito perto da trave de Carlão. Na sequência, Christian fez bonita jogada e finalizou, tirando tinta da meta do goleiro do São Joseense.

Nos minutos finais, Di Yorio tentou abrir o placar para o Athletico, primeiro em um chute, depois, em uma cabeçada, mas ambas as chances foram para fora, e as equipes foram aos vestiários sem modificar o marcador.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro acabou: com o Athletico pressionando, novamente, com Di Yorio. Aos seis, o argentino aproveitou cruzamento de Christian e cabeceou para fora.

O Furacão dominava completamente as ações, e o gol parecia uma questão de tempo. E ele veio, aos 13, com um golaço. Jader aproveitou a sobra de bola, cortou a marcação e mandou no ângulo, sem chances para Carlão.

O gol deu mais tranquilidade ao Athletico, que quase ampliou na sequência. Aos 19, Christian recebeu na entrada da área, mas parou em Carlão, que fez grande defesa.

Para tentar mudar o panorama da partida, o técnico Ageu Gonçalves promoveu uma série de alterações no São Joseense, que naquele momento, estava sendo rebaixado à Divisão de Acesso.

Uma das mudanças foi a entrada de Bertram, que recebeu pela direita e encheu o pé, carimbando a trave de Bento.

No entanto, todos os planos do Tricolor do Pinhão foram por água abaixo aos 30, quando Tomás Cuello fez grande jogada individual, e tocou para Di Yorio, que sem goleiro, só teve o trabalho de completar para às redes.

O gol acabou com o ímpeto do São Joseense, que nervoso em campo, não conseguiu mudar o panorama. A equipe ia sendo rebaixada, porém, aos 35 minutos, o Operário Ferroviário empatou diante do Galo Maringá e salvou o Tricolor do Pinhão da queda.

O resultado foi um combustível para o São Joseense, que conseguiu chegar ao seu gol aos 43, com Messias, que chutou de fora da área e acertou o ângulo de Bento.

Porém, ainda deu tempo do Athletico marcar mais um e liquidar a fatura. Aos 47, Di Yorio aproveitou a sobra de bola e completou para às redes, definindo o placar de 3 a 1 e garantindo mais três pontos ao Furacão.

Athletico 3 x 1 São Joseense
Local: Ligga Arena, em Curitiba(PR).
Data: 25 de fevereiro de 2024 (domingo).
Público total: 18.834
Renda: R$ 561.470
Horário: 16h (horário de Brasília).
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Jr (PR) apitou a partida, com auxílio dos assistentes Andrey Luiz de Freitas (PR) e Juliana Caroline de Angelo (PR). Cristian Emanuel Rocha Lima (PR) foi o quarto árbitro da partida.

Athletico: Bento; Madson, Thiago Heleno, Gamarra (Kaíque Rocha 2ºT/16″) e Leo Godoy (Tomás Cuello 2ºT/16″); Felipinho, Hugo Moura (Luan Patrick 2ºT/16″), Christian e Jader (Pablo 2ºT/28″); Romeo Benítez (Walace 2ºT/35″) e Di Yorio
Técnico: Juan Carlos Osorio
Gols: Jader (2ºT/13″); Di Yorio (2ºT/30″ e 2ºT/48″)
Cartões amarelos: Thiago Heleno (2ºT/21″)

São Joseense: Carlão; André Krobel, Davi Ferreira, Filipe Alves e Taygor; Breno (Vitor Carré 2ºT/16″), Gabriel Pires (Adiel 2ºT/23″), Igor Bosel, Vandinho (Messias 2ºT/41″) e Alex Matos (Bertram 2ºT/23″); Mariano
Técnico: Ageu Gonçalves
Gols: Messias (2ºT/41″)
Cartões amarelos: 
Mariano (1ºT/27″); Carlão (1ºT/29″)

Para mais informações sobre o Campeonato Paranaense, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.