Briga acirrada pelo título e contra a degola: como está a Premier League nessa reta final

4 min read
Tanto na briga pelo título como na luta contra o rebaixamento, as rodadas finais da Premier League 2021/22 prometem muita emoção e jogos memoráveis.

Foto: Getty Images / One Football

Faltando exatamente um mês para o fim do campeonato, a Premier League 2021/22 segue com o título em aberto, assim como vagas em competições internacionais e na briga contra o rebaixamento. No topo da tabela, Manchester City e Liverpool brigam ponto a ponto em busca de mais um caneco. Enquanto isso, uma posição na zona de rebaixamento ainda segue totalmente em aberto. Além disso, um certo meio-campista brasileiro chegou recentemente e vem conquistando a torcida de um grande clube inglês!

Briga pelo título

Na liderança do campeonato, com 77 pontos, está o Manchester City, que perdeu apenas uma das últimas 22 partidas na Premier League. Logo atrás, com um ponto a menos, aparece o Liverpool, que está invicto há 13 partidas na liga. As duas equipes se enfrentaram recentemente, pela 32ª rodada, e protagonizaram um empate por 2×2 do mais alto nível técnico. Além disso, também se enfrentaram pela semifinal da FA Cup, onde o Liverpool saiu vitorioso pelo placar de 3×2. Para finalizar, as duas melhores equipes da Inglaterra também estão nas semifinais da UEFA Champions League, e podem protagonizar uma inédita final caso eliminem Real Madrid e Villarreal.

Portanto, a atual temporada parece seguir os mesmos passos da temporada 2018/19, quando o Manchester City saiu com o título terminando o campeonato com apenas um ponto de vantagem sobre o Liverpool. Seja quem for o campeão dessa vez, a disputa será acirrada até o fim, visto que tanto os Citizens como os Reds terão partidas complicadas nessa reta final de temporada, seja na Premier League ou em outras competições.

Disputa por vagas continentais

Um pouco mais abaixo, fora da briga pelo título, aparecem fortes equipes que buscam garantir uma vaga em torneio continentais na próxima temporada. O Chelsea, na terceira colocação, praticamente já encaminhou a sua vaga para Champions League, torneio do qual é o atual campeão. A disputa mais acirrada vem logo abaixo, com Tottenham, Arsenal, Manchester United e West Ham indo atrás de uma vaga na Champions League, duas na Europa League e outra na Conference League. Correndo por fora aparece o Wolverhampton, que ainda pode beliscar uma vaga.

Confrontos de peso, como Arsenal x Manhchester United e Chelsea x West Ham agitam a 34ª rodada da Premier League já nesse fim de semana.

Brasileiro brilhando

Em seguida aparece um pelotão de equipes que já não possuem muitas chances de classificação para competições europeias e nem correm muito risco de rebaixamento. Nesse bolo entram Leicester City, Brighton, Brentford, Southampton e outras equipes. Entre elas, uma em especial está vivendo um momento especial na temporada: o Newcastle United, que por boa parte do campeonato correu sérios riscos de rebaixamento, engatou uma boa sequência de resultados, que inclui seis vitórias consecutivvas no St James’ Park, e afastou de vez o fantasma da segunda divisão.

Grande parte desse bom momento da equipe na temporada passa pelas atuações de Bruno Guimarães, o meio-campista ex-Athletico e Lyon que chegou recentemente ao time do nordeste da Inglaterra. Primeiramente, em um período de adaptação, o brasileiro começou as partidas no banco de reservas e entrou nos minutos finais das partidas. Entretanto, logo ganhou a titularidade e o destaque na equipe, além do carinho da torcida. Ao todo já são três gols e uma assistência, incluindo dois tentos na vitória por 2×1 sobre o Leicester. Nessa partida, com direito a gol da virada aos 50′ do 2º tempo.

Briga contra o rebaixamento

Mas, como sempre, existem dois lados em um campeonato. Sendo assim, na parte de baixo da tabela, duas equipes já estão com o rebaixamento praticamente confirmado. Norwich City e Watford precisam de um milagre para escapar e se manter na Premier League na temporada que vem. Dessa forma, como três equipes são rebaixadas, a última posição na zona de rebaixamento segue em aberto, com Burnley, Everton e Leeds correndo sérios riscos de cair para a segunda divisão.

O Leeds é quem vive melhor momento, tendo engatado três vitórias e um empate nas últimas quatro rodadas, logo após uma sequência ruim de resultados. Já a pior situação é a do Everton, não necessariamente pela posição atual na tabela, visto que está uma colocação acima da zona da degola, mas pelo seu último rebaixamento ter acontecido há mais de 70 anos, na temporada 1950-51. Sendo assim, os Toffees precisam abrir o olho, visto que possuem uma tabela mais difícil que a do Burnley até o fim do campeonato.

Por fim, para mais informações sobre o futebol inglês, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.