UFC Barboza x Chikadze: porradaria garantida

3 min read
Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC.

Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Os dois lutadores querem manter a luta em pé.

Muay Thai vs Karatê: esse é o duelo de estilos que será apresentado na luta principal do UFC deste sábado entre o brasileiro Edson Barboza, com base no muay thai, e o georgiano Giga Chikadze, que começou na arte marcial japonesa. O duelo acontece no peso pena (65 kg), e o europeu esbanja confiança.

Fanfarrão

Apesar de não ter nem metade do número de lutas em comparação ao brasileiro, Chikadze provocou Barboza e disse que vai vingar seu amigo Beneil Dariush, que foi vencido pelo carioca em 2017. “Eu conheço esse cara muito bem. Ele lutou e venceu o meu irmão de treino (Confira o nocaute Dariush), e isso me incomoda muito. Encaro esse combate como uma revanche. As pessoas dizem que ele é o melhor trocador do UFC, mas ser um striker de alto nível no MMA é diferente de ser um no kickboxing como eu fui”, cravou.

O georgiano tem 44 combates no kickboxing profissional, mas mesmo que Barboza seja apenas o melhor trocador no MMA, isso ainda favorece ele. Afinal, o duelo será no octógono. O histórico de grandes trocadores que migraram para as artes marciais mistas também não favorece Chikadze. Basta observar a tragetória do múltiplo campeão mundial de kickboxing, Gokhan Saki, que foi nocauteado pelo então desranqueado Khalil Rountree Jr, e acumulou duas derrotas e apenas um trinfo no ultimate.

Além disso, Barboza já venceu campeões mundiais na trocação antes, como o neozelandês Dan Hooker há dois anos atrás. O brasileiro massacrou o jovem talento, que mesmo sendo melhor no jiu jitsu em comparação ao brasileiro, nem conseguiu derrubar o veterano. Detalhe: a luta ocorreu no peso leve, assim Hooker era mais forte que Chikadze.

Gerações diferentes

O georgiano, sem dúvida, é um oponente formidável. Ele é faixa preta de karatê e está invicto no ultimate com seis lutas, sendo que as duas últimas foram pela via rápida. Apesar disso, o único ranquado que ele superou foi Cub Swanson, que caminha para o fim de carreira.

Barboza, por outro lado, é ranqueado desde 2014. Desde então, ele só enfrentou a nata do UFC. E, mesmo falando apenas de luta em pé, o brasileiro ainda é mais versátil que o novato. Afinal, o carioca foi o primeiro a aplicar um nocaute com chute rodado na cabeça. O golpe antológico derrubou o inglês Terry Etim como uma torra e deixou a torcida enlouquecida na arena olímpica do Rio.

Desde que desceu para o peso pena em 2020, Barboza está na melhor fase da carreira. Sua única derrota foi para o top 10 Dan Ige, ainda que o resultado tenha sido extremamente controverso. Porque, o brasileiro deu dois knockdowns no oponente e acertou mais golpes nele. Depois desse revés, Barboza conseguiu duas vitórias, e a última foi o nocaute assustador sobre Shane Burgos.

Caminha para a vitória

 “Eu conheço esse cara muito bem. Ele lutou e venceu o meu irmão de treino, e isso me incomoda muito. Encaro esse combate como uma revanche. As pessoas dizem que ele é o melhor trocador do UFC, mas ser um striker de alto nível no MMA é diferente de ser um no kickboxing como eu fui” Giga Chikadze

Em uma coisa os dois lutadores concordam: essa luta será uma guerra. Para Barboza, a chave para a vitória é manter a luta em pé e usar a potência para deixar o europeu hesitante: Chikadze nunca enfrentou um atleta tão forte quanto o brasileiro. Uma arma que deve ser usada são os chutes na coxa, que poderiam minar a movimentação do georgiano.

Para Chikadze, será preciso bater e sair, evitando as pancadas duras do veterano. Buscar a queda é uma opção, mas não será tarefa fácil colocar Barboza para baixo, e o carioca não é moleza no chão. Apesar das casas de aposta indicarem um duelo equilibrado, o brasileiro tem todas as ferramentas para fazer sábado ser uma noite longa e dolorosa para o jovem falador.

1 thought on “UFC Barboza x Chikadze: porradaria garantida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.