Athletico brilha e elimina o América de Cali por 4×1

5 min read

Foto: Staff Images / CONMEBOL

Com atuação brilhante, dois gols de Vitinho, um de Nikão e um de Canesin, o Furacão elimina o América de Cali na Arena da Baixada.

Nesta terça-feira (20), Athletico Paranaense e América de Cali se enfrentaram na Arena da Baixada em uma partida válida pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com dois gols do atacante Vitinho, um de Nikão e um de Canesin, o Athletico dominou os colombianos e garante a vaga nas quartas de final da competição.

Na próxima fase, o Athletico encara a LDU nas quartas de final, que eliminou o Grêmio em Porto Alegre. As duas partidas ainda não possuem data marcada.

Resumo dos 90 minutos

A primeira etapa do jogo foi de total domínio rubro-negro. Mesmo com a vantagem no placar agregado, o Athletico fez jus ao mando de campo e impôs o seu estilo de jogo desde o início. Já que passou boa parte do jogo no campo ofensivo, boas oportunidades de gol foram criadas e o placar foi aberto aos 25 minutos após uma bela jogada construída por Nikão, terminar no autor do gol, Vitinho.

Durante o segundo tempo de jogo, a partida começou mais morna do que o normal. Aos 24 minutos, o América de Cali empatou em cobrança de pênalti com Adrián Ramos, mas viu o Athletico marcar o segundo um minuto depois com Vitinho. O atacante rubro-negro acertou um chute no ar sem defesas para o goleiro Graterol. Com 34′, o árbitro marcou penalidade máxima para ao Furacão, Nikão foi para a cobrança e ampliou. Mesmo com vantagem no placar, o Furacão seguiu atacando e fechou o marcador quando Fernando Canesin acertou um pombo sem asa no ângulo esquerdo de Graterol e encerrou a partida em 4×1 para o Athletico Paranaense.

Athletico Paranaense 4 x 1 América de Cali

Primeiro tempo

Com menos de um minuto de partida, o Athletico chegou ao primeiro lance de perigo com Vitinho. Em bom lance de Nikão, o atacante achou Vitinho na área, que cabeceou sem chances para o goleiro e a bola passou rente à trave. Na sequência, mais um lance de perigo rubro-negro, mas sem sucesso.

Aos 9 minutos, o Athletico teve a oportunidade de abrir o placar em bola parada, mas a cobrança efetuada por David Terans não saiu como o atleta imaginava e não resultou em gol. O time colombiano sofria pressão athleticana desde o início da partida, e com isso, esperava uma chance de partir no contra-ataque. Com 16 minutos, o América de Cali chutou pela primeira vez contra o goleiro Bento, mas a bola passou por cima do gol, sem oferecer perigo.

Aos 25 minutos de partida, o Furacão abriu o placar com direito a um golaço! Em jogada trabalhada de Nikão, a bola foi sendo tabelada com Christian, Terans e em seguida cruzada para Vitinho marcar para o Athletico, placar aberto na Arena da Baixada. A primeira etapa foi de total domínio rubro-negro. Com grande volume ofensivo, Matheus Babi teve a chance de aumentar o placar aos 43′, mas acertou o lado de fora da rede do gol do goleiro Graterol.

Segundo tempo

Com menos de 10 minutos da segunda etapa, o meia David Terans deixou o atacante Matheus Babi na cara do gol, mas o centroavante não conseguiu dominar e a bola sobrou para Graterol. Aos 9 minutos, o zagueiro Kevin Andrade pisou em Leo Cittadini na intermediária, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo pelo árbitro argentino Darío Herrera.

Aos 20 minutos de partida, o árbitro foi em direção à cabine do VAR para um possível lance de penalidade máxima do zagueiro Pedro Henrique em cima do jogador do América de Cali. Depois de quase 5 minutos de jogo parado, marcação de pênalti confirmada para o clube colombiano. Com isso, Adrián Ramos foi para a cobrança contra Bento. Bola no meio do gol e goleiro do lado esquerdo, empate para o América de Cali.

Um minuto depois do empate, o Athletico Paranaense mais uma vez fez jus ao mando de campo e marcou mais um golaço na Arena da Baixada. Nicolas cruzou a bola na área, Nikão tentou um voleio e a bola sobrou para Vitinho chutar no ar e marcar o segundo dele na partida, dando um verdadeiro banho de água fria no América de Cali.

Apesar do frio curitibano, o clima no estádio Joaquim Américo Guimarães pegava fogo no gramado. O Furacão voltou a tomar conta da partida e seguia criando chances para ampliar ainda mais o marcador. Aos 34 minutos, o juiz marcou penalidade máxima para o Athletico. Desta vez, Nikão foi para a cobrança e ampliou o marcador. Foi o terceiro gol do camisa 11 na competição.

Para esta partida, o técnico português António Oliveira optou por dar minutos em campo para dois jovens da base: o zagueiro/volante Luan Patrick e o meia Jaderson. Com oito minutos de acréscimo, o rubro-negro seguiu atacando em busca de quem sabe um quarto gol e conseguiu aos 51′ com Fernando Canesin. O meia que havia entrado há pouco tempo, acertou um pombo sem asa no ângulo esquerdo do goleiro Graterol e fechou o placar da partida na Arena da Baixada.

Com a classificação garantida, o Athletico agora enfrentará a LDU, que eliminou o Grêmio mais cedo em Porto Alegre. As duas partidas das quartas de final ainda não possuem data marcada.

Ficha técnica

Athletico Paranaense x América de Cali
Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães, Curitiba-PR.
Data: 20 de julho de 2021 (terça-feira).
Horário: 21h30 (horário de Brasília).
Arbitragem: Darío Herrera (ARG) apita a partida. Ele conta com o auxílio de Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG). Patricio Loustau (ARG) é o árbitro responsável pelo VAR.

Athletico Paranaense: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Canesin), Leo Cittadini (Luan Patrick) e Terans (Jadson); Nikão, Vitinho (Jaderson) e Matheus Babi (Renato Kayser).
Técnico: António Oliveira.
Gols: Vitinho (2x), Nikão e Canesin.
Cartões amarelo: Thiago Heleno e António Oliveira.

América de Cali: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade, Pablo Ortiz e Héctor Quiñónes; Pas, Ureña e Magalón (Batalla); Cortéz (Joao Rodríguez) e Javier Ortíz.
Técnico: Juan Carlos Osório.
Gol: Adrián Ramos.
Cartões amarelo: Kevin Andrade (2x) Héctor Quiñónes.
Cartão vermelho: Kevin Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.