A primeira medalha do Brasil em Tóquio veio do Skate

2 min read

Foto: Jonne Roriz / COB

O skatista Kelvin Hoefler fez história ao conquistar a prata, primeira medalha da história da modalidade para o Brasil.

Kelvin Hoefler entrou para a história como o primeiro skatista brasileiro a ganhar uma medalha em Olimpíadas, e por ser o primeiro medalhista do país nesta edição de Tóquio. Felipe Gustavo também teve uma presença marcante por ser o skatista que estreou o esporte na competição. A etapa classificatória da modalidade street, aconteceu na noite deste sábado (24/07), no Ariake Sports Urban Park. A final aconteceu logo em seguida, já na madrugada de domingo (25/07).

O ouro ficou para Yuto Horigome do Japão, a prata para o nosso Kelvin e Jagger Eaton dos Estados Unidos, terminou com o bronze.

Durante a prova, cada atleta tem a chance de fazer sete apresentações, duas voltas de 45 segundos e cinco manobras – o chamado best trick (melhor manobra, em tradução livre). Desta sete, as quatro melhores notas são somadas e a pontuação mais alta fica com o ouro.  Os juízes avaliam dificuldade, altura, velocidade, variedade e execução das manobras, distribuindo notas de 0 a 10 para cada apresentação.

CLASSIFICATÓRIA

Com a temperatura por volta dos 30°C, os skatistas precisaram superar a ansiedade da estreia e o calor da pista. Na fase classificatória, se destacaram Gustavo Ribeiro de Portugal, Angelo Narvaez do Peru e Yuto Horigome, que atualmente está entre os melhores skatistas do mundo.

O nervosismo infelizmente prejudicou os outros brasileiros na competição, Felipe Gustavo e Giovanni Viana, deixando nos pés do também veterano Kelvin Hoefler a representação do nosso país na final.

Junto a eles, foram classificados Vicent Milou (FRA), Nyjah Houston (EUA), Jagger Eaton (EUA) e Aurelien Giraud (FRA).

FINAL

A pista grande, com obstáculos altos rendeu manobras consistentes e bonitas até para os olhos do público que não está acostumado a acompanhar o esporte.

Kelvin usou de toda sua experiência para manter a regularidade nas apresentações e esteve na primeira colocação durante os primeiros momentos. A disputa por medalha começou a ficar mais acirrada a partir do best trick, onde os dois americanos e o japonês Yuto Horigome mostraram o porquê de serem os favoritos.

Nyjah Houston, que havia começado bem, sofreu com uma sequência de erros que o deixaram fora do pódio. Jagger Eaton competiu com Kelvin pela prata até a última apresentação.

KELVIN HOEFLER

Kelvin tem 28 anos, é natural de Itanhaém, São Paulo, e hoje em dia mora na Califórnia. Anda de skate desde os 9 anos, e profissionalmente tem em seu currículo importantes conquistas para a categoria. O brasileiro é hexacampeão mundial e bicampeão do X-Games, além de ser presença garantida entre os melhores colocados na maioria das finais da Street League Skateboarding (SLS), tendo levado o ouro em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.