Coritiba apresenta oficialmente o técnico Guto Ferreira

4 min read
Quase um ano depois, treinador retorna ao comando do Coxa com o desafio de recolocar o clube na Série A
Coritiba

(Foto: Reprodução/Coritiba)

Na manhã desta sexta-feira (01), o técnico Guto Ferreira foi, oficialmente, apresentado pelo Coritiba, em coletiva de imprensa realizada no CT da Graciosa.

Na apresentação, o comandante esteve ao lado de Carlos Amodeo, CEO do Coxa, que vem comandando a reformulação no clube, após o rebaixamento à Série B.

O profissional, de 58 anos, retorna ao Alto da Glória quase um ano após sua saída, que ocorreu mesmo com o técnico tendo ajudado a salvar o clube de ter sido rebaixado em 2022.

Agora, Guto Ferreira terá a missão de planejar e ajudar nessa reconstrução do Coritiba, que tem como principal objetivo em 2024, o retorno imediato à Série A.

O técnico se mostrou agradecido pela oportunidade proporcionada pelo Coxa, e destacou que gosta desse tipo de desafio.

Muito feliz em estar retornando para um dos projetos mais ambiciosos do futebol brasileiro no momento. A gente gosta disso, deste tipo de desafio, que nos move a crescer cada vez mais. Em um grande clube, que tem acima do seu escudo uma marca que não é para qualquer um, uma marca de campeão brasileiro.

UNIÃO COM A TORCIDA DO CORITIBA

Na visão de Guto Ferreira, para que o projeto do Coxa possa ter êxito em 2024, é necessário que haja união com a torcida.

O profissional sabe bem como isso é um diferencial importante, afinal, em 2022, o Verdão conseguiu se manter na elite muito graças ao aproveitamento jogando no Couto Pereira, diante da sua torcida.

O técnico disse acreditar que o torcedor estará ao lado do Coritiba no próximo ano, e reforçou que todos precisam estar em sintonia.

Tenho certeza que o torcedor estará ao nosso lado. Essa temporada não foi normal para o clube, mas nós vamos trabalhar muito para que em 2024 possa compensar e colocar o Coritiba em seu devido lugar. O que me moveu e motivou a estar aqui, é fazer o Coritiba retornar a condição que já esteve na conquista daquela estrela. Para isso, precisamos estar todos juntos.

RETORNO APÓS UM ANO

Como não poderia deixar de ser, Guto Ferreira também comentou a respeito do seu retorno ao Coritiba.

Contratado em agosto de 2022, o técnico ficou quase quatro meses no comando da equipe. Na ocasião, foram 16 jogos disputados, com seis vitórias, dois empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 41,67%, suficiente para manter o Verdão na elite.

Entretanto, o desempenho não foi suficiente para mantê-lo no cargo, e ele acabou sendo demitido em dezembro, dando lugar a António Oliveira.

Questionado a respeito da sua saída, o técnico preferiu não entrar em polêmicas, e afirmou que o assunto ficou no passado.

Isso ficou para trás, não traz benefício nenhum para o projeto do Coxa. É passado, superado, não mexeu com nada na minha pessoa. Temos que olhar para frente, olhar o hoje, o que vem sendo feito, que já começou a temporada de 2024 para o Coritiba.

EXPERIÊNCIA

Um dos motivos que pesaram no retorno de Guto Ferreira ao comando do Coxa foi sua experiência e conhecimento na Série B.

Esses fatores já haviam sido destacados por Carlos Amodeo na última segunda-feira (25), quando Thiago Kosloski teve sua saída confirmada.

Com três acessos no currículo, por Ponte Preta (2014), Bahia (2016) e Sport (2019), Guto Ferreira deixou de lado esse “rótulo” que o seu nome carrega constantemente, e pontuou que ainda não teve uma oportunidade em clube com investimento na Série A.

Ter resultados na Série B não é para qualquer treinador. Mas meus resultados não são só em Série B, também são em Série A, adequados à condição dos grupos que eu tenho em cada momento. Ainda não obtive uma oportunidade em um clube com investimento de chegada numa Série A. Talvez por isso me rotulem como um treinador de resultado na Série B. Mas todos os projetos que eu comecei e terminei na Série A, ou que cheguei com um tempo bom para trabalho, em todos eles nós obtivemos algum tipo de êxito.
PLANEJAMENTO

Por fim, Guto Ferreira também falou sobre o planejamento do Coritiba para à próxima temporada.

A sua chegada ainda em 2023 já faz parte da reformulação que ocorrerá no Alto da Glória. Apesar de não comandar a equipe nas últimas partidas da Série A, o comandante já participa do planejamento.

Isso também passa pela reformulação no elenco do Coxa, que deverá confirmar em breve a contratação do volante Arilson, destaque do Cricíuma na última Série B. Além dele, outros jogadores chegarão nas próximas semanas.

Contudo, a base do elenco atual será mantida para 2024. Guto Ferreira ponderou que o grupo de jogadores não conseguiu atingir o seu potencial máximo, e afirmou que buscará fazer o melhor para que os atletas consigam performar bem dentro de campo.

A competência do plantel é muito grande. Mas, muitas vezes, quando os resultados não acontecem, começa haver um declínio de um dos fatores mais importantes, que é a confiança. A confiança minimiza muito o desempenho, e faz você enxergar um jogador que tem uma qualidade bastante grande como muitas vezes, um jogador medíocre. O Coritiba tem um grupo muito interessante, mas com um desempenho aquém de suas condições, e cabe a nós treinar para readequar e colocar cada um deles na sua melhor versão.

Ainda sem Guto Ferreira, o Coritiba tem mais duas partidas na temporada. Neste domingo (03), às 18h30, encara o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, pela 37ª rodada. O Coxa encerra a Série A na quarta-feira (06), às 21h30, diante do Corinthians, no Couto Pereira. O Verdão é o 19º colocado, com 30 pontos.

Para mais informações do Coritiba, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.