Carlos Amodeo analisa rebaixamento do Coritiba: “todos tem sua parcela de responsabilidade”

5 min read
CEO do Coxa não exime culpa pelos erros que culminaram no rebaixamento, mas cita que todos dentro do clube tem sua parcela de responsabilidade pelo insucesso dentro de campo
Coritiba

(Foto: Gabriel Thá/Coritiba)

Dois dias após a confirmação do rebaixamento à Série B, o CEO do Coritiba, Carlos Amodeo, se manifestou publicamente, na manhã desta segunda-feira (27).

Em entrevista coletiva com uma hora de duração, o dirigente fez uma avaliação da temporada realizada pelo Coxa.

Ao longo do pronunciamento, Carlos Amodeo pediu desculpas à torcida e não se eximiu da culpa pelos erros cometidos, que culminaram no sétimo rebaixamento da história do clube.

O CEO do Coritiba também afirmou que o clube já iniciou o planejamento para 2024 e afirmou que não existe outro resultado que não seja o acesso na próxima temporada.

Primeiramente, gostaria de me dirigir à torcida. Manifestar que todos nós compartilhamos a frustração e a dor com o torcedor com os resultados, que não saíram como imaginávamos. É um momento de bastante dor e frustração, mas com a clareza e responsabilidade que temos, de que daqui para frente, com seriedade, firmeza e profissionalismo e acima de tudo, convicção, fazermos o trabalho de reconstrução do Coritiba para trazer o clube de volta à elite em 2024.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Em vários momentos ao longo do pronunciamento, Carlos Amodeo citou sobre as dificuldades enfrentadas pelo clube em 2023.

O profissional foi o escolhido pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Coritiba para conduzir a instituição nesta nova fase.

Apesar disso, ele não teve sucesso nesta missão. O dirigente não se eximiu das responsabilidades, disse aceitar as cobranças da torcida, mas afirmou que elas devem ser compartilhadas entre todos dentro do clube.

Chegamos com a missão de reformular e trazer uma estabilidade, para não permitir mais que o Coritiba viva esses momentos. Mas isso demanda dedicação e trabalho, não ocorre da noite para o dia. Ouvimos, aceitamos e acolhemos as críticas. Nós erramos, mas é importante analisar essa situação com a clareza do ambiente aonde estamos inseridos.

Foi um ano de transformações na estrutura, tivemos um período de transição de clube associativo para a SAF. Isso demandou bastante tempo, e foi determinante para que tivéssemos essa instabilidade. Precisamos ter a consciência do clube que encontramos. No passado recente, o Coritiba acumulou insucessos, foi necessário se reorganizar. Tínhamos um déficit de caixa de 150 milhões. Isso mostra o grau de fragilidade que o clube vive. Tenho consciência da minha parcela de culpa, mas todos tem sua parcela de contribuição para o momento que estamos vivendo.

PLANEJAMENTO DO CORITIBA

Como não poderia deixar de ser, Carlos Amodeo traçou um panorama do planejamento do Coxa para à próxima temporada.

Nas primeiras horas da manhã, o clube anunciou a demissão do técnico Thiago Kosloski, e logo na sequência, confirmou a contratação de Guto Ferreira.

O CEO do Verdão aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho de Thiago Kosloski, justificou a escolha por Guto Ferreira, que retorna ao Coritiba quase um ano após sua saída, e disse não poder explicar as razões pelas quais o técnico saiu ao final da última temporada.

Agradeço pela coragem, profissionalismo e dedicação que toda a comissão técnica teve. Assumiram o clube em um momento de profunda dificuldade, trabalharam com dedicação e profissionalismo. Tenho certeza que o Thiago Kosloski será um treinador bem sucedido na sua carreira.

A Série B é uma competição especifica. É necessário ter o perfil de um comandante que conheça a competição e os atletas. Olhando todo este cenário, chegamos a conclusão que o Guto Ferreira tem o perfil que precisamos, alinhado com as nossas necessidades. Determinamos o início do trabalho da nova comissão técnica para este ano, para que possamos dar prosseguimento em algumas situações que estamos avaliando.

Conheço a trajetória do Guto Ferreira e sei da sua capacidade. Não consigo responder as razões pelas quais ele não ficou anteriormente, pois isso foi determinado pela diretoria da época, do clube associativo. Ele chega com contrato até 2024 por uma questão negocial, mas queremos que ele esteja conosco, até mesmo a longo prazo. O Guto lidera uma comissão repleta de profissionais com competência. Ele está feliz e motivado pelo retorno, grato por poder iniciar o projeto conosco.

REDUÇÃO DE ORÇAMENTO

Outro ponto abordado por Carlos Amodeo foi em relação ao orçamento do Coritiba para o ano de 2024.

Por contrato, existe uma cláusula que permite a redução nos investimentos, caso o clube fosse rebaixado, o que acabou ocorrendo.

Sobre essa questão, o dirigente confirmou que haverá essa redução, mas garantiu que o Coxa não vai se limitar quando for montar o elenco da próxima temporada.

É uma questão contratual. Existe uma cláusula que permite a redução de investimento mínimo para o futebol. O interesse é fazer o investimento mínimo possível, mas não vamos nos limitar a isso. Iremos atuar com responsabilidade, trazendo jogadores que vão nos ajudar a alcançar o retorno a elite. O orçamento está em debate, mas ele nos dará capacidade de protagonismo na Série B. Temos a consciência da importância do retorno imediato. Em 2024, nossa margem de erro é nula. Não existe outro resultado que não seja o acesso.

Ainda em relação ao planejamento do próximo ano, o CEO do Coritiba assegurou que o clube está mapeando o mercado, observando jogadores com perfil de Série B, e que a chegada da nova comissão técnica deve aprofundar as negociações.

SLIMANI

Por fim, Carlos Amodeo também foi questionado a respeito do atacante Slimani, principal contratação do Coritiba para 2023.

O jogador tem contrato para 2024, mas sua permanência era uma incógnita, tendo em vista o cenário trazido pelo rebaixamento.

No entanto, o dirigente disse que não há indicativos por parte do atleta de que o mesmo deseje sair, e por isso, conta com Slimani para 2024.

Gostaria de destacar o profissionalismo dele. Atleta renomado, veio e se engajou no projeto do Coritiba. Ele tem contrato ate 31 de Dezembro de 2024. Até o momento não temos nenhum indicativo de que ele esteja insatisfeito e não deseja cumprir o seu contrato. Nós contamos com ele para a próxima temporada.

Já rebaixado, o Coritiba apenas cumpre tabela nas últimas três rodadas da Série A. Com 28 pontos, ocupa a 19ª posição na tabela.

O próximo desafio será nesta quarta-feira (29), às 21h30, diante do Botafogo, no Couto Pereira, pela 36ª rodada.

Para mais informações do Coritiba, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.