Na despedida de Felipão, Athletico vence o Botafogo e garante vaga direta na Libertadores

6 min read
Com dois gols de Erick e Vitor Roque, o Athletico Paranaense garante a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023
Felipão

Foto: Site Oficial / athletico.com.br

Neste domingo (13), Athletico Paranaense e Botafogo se enfrentaram na Arena da Baixada, em Curitiba – PR, em uma partida válida pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Dentro de casa, o Furacão não tomou conhecimento do adversário e, com dois gols de Erick e um de Vitor Roque, garantiu a vitória e a vaga na Copa Libertadores de 2023.

A partida na Arena da Baixada marcou também a despedida de Felipão como técnico de futebol. A partir do próximo ano, Luiz Felipe Scolari irá exercer somente a função de coordenador técnico do Athletico Paranaense.

Resumo dos 90 minutos

Inicialmente, a partida entre Athletico Paranaense e Botafogo marcou um duelo com um momento melhor para os donos da casa. Durante boa parte do tempo, o Furacão conseguiu assustar a defesa botafoguense, principalmente com Terans, que finalizou diversas vezes ao gol. Do outro lado, o Fogão tentou criar com Jeffinho e Tiquinho Soares, mas Bento estava sempre bem posicionado para evitar que o placar fosse aberto.

Já no início do segundo tempo, o Athletico abriu o placar depois que Erick subiu mais alto na área para cabecear e estufar as redes de Lucas Perri. Mantendo um ritmo ofensivo forte, o rubro-negro ampliou com Vitor Roque, mas devido à um impedimento, o lance foi anulado. Logo depois, o jovem atacante marcou novamente após ver Terans limpar a defesa e deixá-lo livre para marcar. Mesmo com a vitória parcial, o Furacão por inúmeras vezes, teve a chance de ampliar e muito o marcador, mas Lucas Perri salvou o Botafogo. O grand finale athleticano ficou para o fim. No apagar das luzes, Erick driblou o zagueiro e bateu no ângulo direito para fechar o placar. Com a vitória maiúscula, o Athletico Paranaense se garante na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023.

Athletico Paranaense 3 x 0 Botafogo

A última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, marcou a despedida do técnico Luiz Felipe Scolari como treinador de futebol. A partir de 2023, o técnico do pentacampeonato da seleção brasileira irá exercer a função de coordenador técnico do Athletico Paranaense.

Dentro de campo, o duelo entre Athletico e Botafogo possuía grande importâncias para os dois lados, já que ambas as equipes, lutavam pela vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem. Desde o início do jogo, o Furacão procurou atacar o adversário utilizando seus laterais. Aos 3 minutos, Vitinho abusou da sua velocidade para avançar e cruzou na área, mas Marçal afastou o perigo.

Em busca da vitória, o Botafogo viu Jeffinho crescer de produção e passar com facilidade pelos defensores athleticanos. No entanto, faltava a tão sonhada finalização certeira. Aos 13′, Tiquinho Soares viu a oportunidade e bateu, mas Bento fez firme defesa. O Athletico trocava passes o tempo todo, mas não conseguia encontrar uma jogada que permitisse uma infiltração na defesa carioca.

Aos 30′, o Athletico chegou com perigo depois que Fernandinho acertou um cruzamento na medida para Alex Santana de cabeça, mandar a bola rente à trave de Lucas Perri. Logo depois, foi a vez de David Terans efetuar excelente jogada individual pelo lado direito para ganhar escanteio. Em seguida, a bola caiu nos pés de Vitor Roque dentro da área, que chutou e tirou tinta da trave.

O Botafogo tentou responder com Lucas Fernandes, mas novamente Bento estava bem posicionado para fazer a defesa. Impulsionado pela torcida, o Furacão chegou com perigo depois que Terans fuzilou a trave de Lucas Perri e, em seguida, Erick obrigou o goleiro a defender outra finalização. O gol rubro-negro parecia ficar cada vez mais maduro graças aos avanços ofensivos do Athletico. Aos 35′, Alex Santana cruzou para Vitor Roque dentro da área, mas o jovem atacante chegou atrasado e a bola passou direto.

Na reta final do primeiro tempo, Khellven emendou mais um cruzamento na área e contou com o desvio de Adryelson, que acabou tirando Lucas Perri da jogada. Em seguida, os jogadores do Athletico tentaram continuar o lance, mas a bola sobrou para Patrick de Paula afastar.

Segundo tempo

Já no início do segundo tempo, o técnico Felipão mandou seus jogadores reservas para o aquecimento. Aos 6 minutos, o placar foi aberto na Arena da Baixada. Em uma jogada de escanteio, o volante Erick subiu mais alto que os defensores botafoguenses e cabeceou no fundo das redes.

Mesmo com o placar aberto, o Furacão ligou o modo “ataque total” e seguiu atacando o Botafogo. Aos 10′, Vitinho ganhou a disputa com Daniel Borges, chutou e viu Lucas Perri defender. No rebote, Vitor Roque pegou a sobra e ampliou, mas o assistente decretou impedimento no lance. Apesar do gol impedido, o jovem atacante queria mais. Portanto, aos 16 minutos, Terans limpou a defesa e viu o camisa 39 deixar o dele novamente, desta vez, em posição legal.

Abatido em campo, o Botafogo não conseguia produzir e via o Athletico Paranaense evoluir ainda mais em campo. Contra o tempo, o técnico Luís Castro optou por empilhar atacantes na frente para tentar reverter a situação. Aos 31 minutos, Bento apareceu para fazer uma defesa salvadora. No lance, Marçal cobrou falta na área e Adryelson finalizou, mas o goleiro rubro-negro evitou o gol.

O Athletico Paranaense abusava dos contra-ataques contra o Botafogo. Sendo assim, perto da reta final, Terans avançou com muita velocidade e tocou de trivela para Fernandinho, que acabou deixando a bola escapar. Na sequência, Canobbio pegou a sobra e chutou forte, mas Lucas Perri espalmou.

Com 41 minutos de jogo, a torcida ecoou o grito de “Fica Terans” ao ver o craque uruguaio ser substituído. Vale ressaltar que David Terans tem sido especulado em novos clubes para 2023. Já nos acréscimos, Canobbio aproveitou o lançamento de Bento para bater colocado e quase marcar o terceiro gol do Furacão.

Já nos acréscimos, o fechamento da temporada se consagrou com um lindo gol de Erick. No lance, após boas tentativas, o volante driblou o defensor e acertou o ângulo de Lucas Perri para marcar um golaço e incendiar a Arena da Baixada.

Por fim, após a grande vitória, o Athletico Paranaense encerrou a sua trajetória na Série A com 58 pontos na 6° colocação. Já o Botafogo, perdeu três posições e ficou somente em 11° lugar com 53 pontos.

2023

Para a próxima temporada, o Athletico Paranaense além da Série A, disputará a fase de grupos da Copa Libertadores, Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil. O comando técnico será passado para o até então, auxiliar técnico de Felipão, Paulo Turra.

FICHA TÉCNICA

Athletico Paranaense x Botafogo
Local
: Estádio Joaquim Américo Guimarães, Curitiba – PR.
Data: 13 de novembro de 2022 (domingo).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Público total: 20.194 pessoas.
Renda: R$ 729.410,00.
Arbitragem: Anderson Daronco (FIFA – RS) apitou a partida. Por sua vez, ele contou com o auxílio de Rafael da Silva Alves (FIFA – RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS). Além disso, Lucas Paulo Torezin (PR) foi o quarto árbitro. Por fim, Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA – RN) foi o responsável pelo VAR.

Athletico Paranaense: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick, Fernandinho (Bryan García) e Alex Santana; Terans (Rômulo), Vitinho (Canobbio) e Vitor Roque (Pablo).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Erick (2x) e Vitor Roque.
Cartão amarelo: Erick.

Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges (Luis Henrique), Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Patrick de Paula (Matheus Nascimento), Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.
Cartão amarelo: Júnior Santos.

Para mais informações sobre a Série A do Campeonato Brasileiro, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.