Sorteio da Copa: como cada seleção garantiu vaga no Catar

5 min read
Os grupos da Copa do Mundo 2022 serão sorteados a partir das 13h00 desta sexta-feira. Brasil é cabeça de chave, mas pode enfrentar pedreiras logo de cara.

Imagem: Associated Press

Na tarde desta sexta-feira, em Doha (Catar), acontecerá o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Das 32 seleções que participarão do torneio, que terá início em novembro, 29 já garantiram a sua vaga e estarão presentes no sorteio de amanhã. Dessa forma, a definição das três seleções restantes acontecerá nos próximos meses.

O sorteio

Seguindo o padrão das últimas edições, a divisão das seleções classificadas foi feita em quatro potes, conforme o ranking da FIFA divulgado nesta quinta-feira. O Catar, como país sede, automaticamente está no pote 1, enquanto que as três seleções ainda não definidas ficam no pote 4. Devido ao número de representantes da UEFA, todos os grupos terão ao menos uma seleção europeia, sendo que cinco grupos obrigatoriamente terão dois países da Europa. Dessa forma, nenhuma confederação além da UEFA pode ter mais de um representante por grupo.

Cabeças de chave

O Catar, como país sede, foi o primeiro país a garantir vaga nessa Copa do Mundo. O anúncio da sede foi feito em dezembro de 2010 e essa será a primeira participação da seleção catari, atual campeã da Copa da Ásia, em uma Copa do Mundo. Por outro lado, Brasil e Argentina são duas das seleções com mais participações no torneio mundial, sendo a Seleção Brasileira a única a disputar todas as edições do campeonato. Ambas garantiram classificação antecipada via eliminatórias da CONMEBOL, onde terminaram sem nenhuma derrota. O Brasil, inclusive, registrou a melhor campanha da história das eliminatórias sul-americanas, com 14 vitórias e 3 empates.

Fechando o pote 1 estão as seleções da UEFA: Bélgica, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. As três primeiras ”passearam” nas eliminatórias, garantindo a vaga de forma invicta. A Espanha, por outro lado, foi ameaçada pela Suécia, mas também terminou o seu grupo na liderança. Já Portugal, apesar de ter apenas uma derrota, terminou atrás da Sérvia em seu grupo e teve que disputar os play-offs. Na primeira fase, despachou a Turquia e, em seguida, eliminou a Macedônia do Norte, garantindo assim a sua 6ª participação consecutiva em Copas do Mundo.

Pote 2

No segundo pote as coisas começam a ficar mais heterogêneas, com equipes de três confederações diferentes. Representando a CONCACAF estão México e Estados Unidos, que terminaram, respectivamente, na 2ª e 3ª colocações nas eliminatórias locais. Já o Uruguai, que teve um início de eliminatórias da CONMEBOL conturbado, terminou na 3º colocação e garantiu a sua 14ª participação no torneio.

Entretanto, cinco seleções da UEFA também integram o pote 2 no sorteio. Entre elas, uma tetracampeã mundial, a Alemanha, que terminou o seu grupo nas eliminatórias com apenas uma derrota, assim como Holanda, Croácia e Dinamarca. Já a Suíça, por outro lado, finalizou a sua campanha de forma invicta, inclusive na frente da seleção italiana.

Pote 3

O pote 3 também está representado por três confederações diferentes, sendo essas a europeia, a asiática e a africana. Pela UEFA, Sérvia e Polônia se classificaram por caminhos diferentes. Enquanto que os sérvios terminaram o seu grupo na liderança e de forma invicta, na frente de Portugal, os poloneses precisaram disputar os play-offs. Na primeira fase, passaram pela Rússia por W.O, visto que a seleção russa foi desclassificada devido à guerra com a Ucrânia. Em seguida, a seleção polonesa eliminou a Suécia, jogando em Varsóvia, garantindo assim mais uma participação em Copas do Mundo.

Por outro lado, Japão, Coreia do Sul e Irã garantiram vaga direta na Copa através de boas campanhas nas eliminatórias da Ásia, sendo que essa será a terceira Copa do Mundo seguida com a presença do trio. Três representantes da AFC também estão nesse pote, sendo eles Senegal, Marrocos e Tunísia. Após avançar na fase de grupos, essas seleções precisaram enfrentar um play-off de ida e volta para garantir a vaga na Copa do Mundo. Enquanto que Senegal fez um confronto muito equilibrado com o Egito e venceu somente nos pênaltis, Marrocos venceu a seleção da República Democrática do Congo com facilidade. Por fim, a Tunísia despachou Mali após uma vitória por 1×0 fora de casa, seguida por um empate sem gols em Tunis.

Pote 4

O quarto pote do sorteio conta com cinco seleções já classificadas, além das três equipes ainda indefinidas. Seguindo nas eliminatórias africanas, Camarões e Gana, duas das seleções mais tradicionais do continente, garantiram vaga de forma emocionante. A primeira despachou a Argélia na prorrogação com um gol no último lance, aos quatro minutos de acréscimos do segundo tempo., logo após ter sofrido um gol que ia eliminando a seleção de Camarões da Copa. Já Gana garantiu a vaga pelo critério de gols fora de casa, visto que empatou sem gols em casa com a Nigéria, mas arrancou um empate por 1×1 fora de casa.

A Arábia Saudita também está nesse grupo do sorteio, tendo garantido a sua segunda participação seguida após uma bela campanha nas eliminatórias asiáticas. Já o Equador terminou as eliminatórias da CONMEBOL na 4ª colocação, e participará da Copa do Mundo pela quarta vez na história. Por outro lado, o Canadá foi a sensação das eliminatórias da CONCACAF, terminando na 1ª colocação e garantindo a sua segunda participação na história do mundial.

Para finalizar, falta a definição de três seleções do pote 4. Uma delas sairá do confronto entre País de Gales e Escócia/Ucrânia. Por conta da guerra com a Rússia, a partida entre Ucrânia e Escócia foi adiada, atrasando assim a definição do classificado dessa chave. Seguindo em frente, as outras duas vagas serão definidas através da repescagem intercontinental, que já é tradicional em Copas do Mundo, mas que dessa vez serão disputadas em jogo único, no Catar, no mês de junho. Primeiramente, uma das vagas sairá do vencedor de Costa Rica x Nova Zelândia, representando a CONCACAF e a OFC, respectivamente. Por fim, outra vaga será ocupada pelo vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes Unidos.

Para acompanhar mais do futebol internacional, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.