Bruno Guimarães e Richarlison brilham na goleada brasileira em La Paz

4 min read
Com a vitória por 4x0, a Seleção Brasileira estabeleceu a melhor campanha da história das eliminatórias da CONMEBOL

Imagem: Lucas Figueiredo / CBF


Na noite desta terça-feira (29), a Seleção Brasileira foi até La Paz para enfrentar a Bolívia na última rodada das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo 2022. Com um show coletivo e individual, a Seleção goleou por 4×0 com dois gols de Richarlison, um de Paquetá e outro de Bruno Guimarães. Entretanto, o Brasil ainda enfrentará a Argentina, em partida que foi paralisada pela ANVISA em setembro do ano passado.

Resumo dos 90 minutos

Com dois gols na primeira etapa e mais dois gols na segunda, o Brasil dominou a Bolívia e goleou pelo placar de 4×0. Apesar disso, a seleção boliviana levou perigo ao gol brasileiro em alguns momentos, mas parou no goleiro Alisson. No ataque, Richarlison fez dois gols, enquanto que Paquetá e Bruno Guimarães também estufaram as redes em La Paz. Em mais uma bela apresentação coletiva e individual, a seleção de Tite terminou a campanha fora de casa nas eliminatórias com 6 vitórias e 3 empates, não sofrendo nenhuma derrota.

Bolívia 0x4 Brasil

Apesar da famosa altitude de La Paz, que costuma assustar as equipes visitantes, a Seleção Boliviana não é imbatível em casa. Só nessas eliminatórias, Argentina, Chile e Equador já haviam vencido em território boliviano e, sendo assim, a Seleção Brasileira chegou para o confronto com favoritismo. A partida começou ”lá e cá”, com as equipes arriscando bastante com finalizações de fora da área, mas sem acertar a pontaria. Dessa forma, a primeira chance real de gol aconteceu apenas aos 20′ do 1º tempo, quando Marquinhos falhou na defesa e a bola sobrou limpa para Henry Vaca, que finalizou em cima do goleiro Alisson. Esse susto pareceu ter acordado a Seleção, que voltou a dominar a partida e abriu o placar logo em seguida. Aos 24′, Bruno Guimarães fez bela jogada individual pelo meio e tocou para Paquetá, que saiu na frente do goleiro e tocou para o fundo do gol.

O Brasil seguiu dominando após o gol, mas a maioria das finalizações seguia sendo de fora da área, sem levar muito perigo ao goleiro boliviano. Aos 43′ da etapa inicial, a Bolívia teve uma grande chance de empatar a partida, quando Villaroel bateu falta rasteira e quase pegou o goleiro Alisson desprevenido. Entretanto, logo no lance seguinte, Antony avançou pela ponta direita e finalizou colocado, a bola desviou na zaga e sobrou livre para Richarlison, que só precisou empurrar para a rede, aumentando a vantagem da Seleção antes do intervalo.

Segundo tempo

Por outro lado, o segundo tempo começou com forte pressão da equipe boliviana. Logo no primeiro lance, após cobrança de escanteio, Marcelo Moreno cabeceou no cantinho e obrigou o goleiro Alisson a fazer uma belíssima defesa. Em seguida, aos 7′ da etapa complementar, Ramiro Vaca finalizou e, com desvio na defesa, Alisson teve que fazer mais uma bela defesa. No rebote, Roberto Fernández teve uma grande chance, mas desperdiçou ao finalizar por cima do travessão.

Entretanto, a Seleção Brasileira voltou a ter o comando da partida e, por consequência, chegou ao terceiro gol. Aos 20′ do 2° tempo, Gabriel Martinelli roubou a bola na intermediária e passou para Lucas Paquetá, que tocou de cavadinha para Bruno Guimarães. O meia, livre na grande área, finalizou de primeira e acertou o ângulo esquerdo, sem chance de defesa para o goleiro boliviano.

Gabriel Martinelli, que tinha saído do banco havia pouco tempo, teve duas grandes chances de gol aos 26′ e 29′. Primeiramente, saiu cara a cara com o goleiro, que fez bela defesa. Em seguida, fez fila na grande área, com direito a um belo drible, mas finalizou de cavadinha para fora. A Bolívia respondeu pouco depois, após forte pressão na saída de bola, mas Henry Vaca chutou para fora.

A partida já se encaminhava para os lances finais quando a Seleção Brasileira chegou ao seu quarto gol. Após cobrança de lateral, Bruno Guimarães tocou para Rodrygo finalizar e, no rebote, Richarlison apareceu livre para dar números finais à partida. Sendo assim, com a vitória por 4×0, o Brasil garantiu a primeira colocação na classificação e de quebra estabeleceu a melhor campanha da história de uma seleção sul-americana nas eliminatórias, superando em três pontos a Argentina na campanha de 2002.

FICHA TÉCNICA

Bolívia 0x4 Brasil
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia).
Data: 29 de março de 2022 (terça-feira).
Horário: 20h30 (horário de Brasília).
Arbitragem: Eber Aquino (PAR) apita a partida. Ele conta com o auxílio de Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldívar (PAR). Por fim, José Méndez (PAR) é o quarto árbitro e Leodán González (PAR) o árbitro de vídeo.

Bolívia: 12. Rubén Cordano; 6. José Herrera (7. Yesit Martínez), 2. Jairo Quintero, 5. José Carrasco, 21. José Sagredo e 17. Roberto Fernández; 20. Henry Vaca, 8. Moisés Villarroel (16. John García), 18. Gabriel Villamil (10. Ramiro Vaca) e 13. Jeyson Chura (15. Franz Gonzales); 9. Marcelo Moreno.
Técnico: César Farías.
Cartão amarelo: Henry Vaca e Ramiro Vaca.

Brasil: 1. Alisson; 13. Daniel Alves, 4. Marquinhos, 14. Éder Militão e 6. Alex Telles (16. Guilherme Arana); 15. Fabinho, 17. Bruno Guimarães e 11. Philippe Coutinho (19. Gabriel Martinelli(; 7. Lucas Paquetá (20. Arthur), 18. Antony (21. Rodrygo) e 9. Richarlison.
Técnico: Tite.
Gols: Lucas Paquetá (aos 23′ do 1º tempo), Richarlison (aos 44′ do 1º tempo e aos 45′ do 2º tempo) e Bruno Guimarães (aos 20′ do 2º tempo).

Por fim, para acompanhar o futebol internacional clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.