Resumão da UEL: Rangers elimina Dortmund, portugueses e espanhóis classificados

4 min read
A bola rolou nessa quinta-feira para oito partidas na Europa League. Entre os destaques estão as classificações do Rangers, além dos três espanhóis e dos dois portugueses.

Imagem: Getty Images

Na tarde desta quinta-feira (24), a bola rolou para oito partidas de volta da fase 16 avos de final da UEFA Europa League 2021/22. Ao todo, 24 gols foram marcados, levando a média exatos três gols por partida. Entre os destaques estão a classificação do Rangers sobre o Borussia Dortmund, o triunfo do Barcelona em Nápoles e a vitória do Braga nos pênaltis sobre o Sheriff.

Espanhóis classificados

Após o empate por 1×1 na Catalunha, Napoli e Barcelona voltaram a se enfrentar no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, que leva o nome do ídolo de ambas as equipes. Dentro de campo, o Barcelona abriu dois gols de vantagem antes dos 15′ do 1º tempo, com Jordi Alba e um golaço de Frenkie de Jong. Logo em seguida, Lorenzo Insigne diminuiu de pênalti e elevou as esperanças dos italianos, mas Gerard Piqué fez o terceiro do Barça ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Aubameyang aumentou a vantagem dos visitantes e Matteo Politano descontou já no finalzinho para o Napoli. Fim de jogo, Napoli 2×4 Barcelona e Barcelona nas oitavas de final.

Por outro lado, Betis e Zenit fizeram o jogo com menos gols da rodada, isso porque nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes. Na partida de ida, disputada em São Petersburgo, as equipes protagonizaram um primeiro tempo frenético, com cinco gols marcados. O Zenit precisava vencer por um gol de diferença para levar o confronto para a prorrogação, e conseguiu chegar a esse gol aos 44′ do 2º tempo, porém o gol de cabeça de Dmitri Chistyakov foi anulado pelo VAR devido a uma polêmica falta na jogada. Betis 0x0 Zenit e os espanhóis avançam para a próxima fase.

Atalanta dominante

Rival do Betis e dono do estádio que será a sede da grande final, o Sevilla foi a até a Croácia com uma a vantagem de ter vencido o Dinamo Zagreb por 3×1 na ida. As equipes protagonizaram uma partida de volta bastante aberta, mas o primeiro e único gol dos croatas saiu apenas no segundo tempo, com Mislav Oršić marcando de pênalti. No fim, ainda deu tempo para Thomas Delaney ser expulso pelo lado do Sevilla. Assim, resultado final de Dinamo Zagreb 1×0 Sevilla, com os espanhóis avançando para as oitavas de final.

Na Grécia, a Atalanta visitou o Olympiacos tendo vencido a partida de ida por 2×1 em Bergamo. Logo no primeiro tempo, Joakim Mæhle abriu o placar e deu uma tranquilidade para os italianos no confronto. Já no segundo tempo, o ucraniano Ruslan Malinovskyi fez mais dois gols num espaço de três minutos e fechou a conta da partida. Além disso, o atacante comemorou mostrando uma mensagem contra a guerra em seu país natal. Olympiacos 0x3 Atalanta, com a equipe de Bergamo avançando de fase.

Chuva de gols

Na Escócia, Rangers e Borussia Dortmund finalizaram o confronto com mais gols marcados somando as duas partidas: 10 gols ao todo. Após a vitória por 4×2 na Alemanha, o Rangers abriu o placar em Glasgow com James Tavernier, marcando de pênalti. Porém, logo em seguida, Jude Bellingham empatou e Donyell Malen virou para os aurinegros ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, James Tavernier marcou o segundo dele na partida e, dessa forma, garantiu a classificação dos escoceses para as oitavas de final. Rangers 2×2 Borussia Dortmund.

O outro alemão que entrou em campo foi o RB Leipzig, que havia empatado a partida de ida contra a Real Sociedad por 2×2. Na volta, que foi realizada no País Basco, os visitantes abriram o placar ainda no primeiro tempo com Willi Orbán, que aproveitou o rebote de um pênalti perdido por André Silva. Na volta do intervalo, o português se redimiu e ampliou o marcador para o RB Leipzig. Pouco depois, Martín Zubimendi diminuiu e deu esperança para os espanhóis, mas Emil Forsberg fechou o caixão no finalzinho com um gol de pênalti. Assim, o resultado final foi Real Sociedad 1×3 RB Leipzig, o que garantiu os alemães na próxima fase.

Portugueses no topo

Em Roma, Lazio e Porto protagonizaram um confronto frenético. Na ida, em Lisboa, os portugueses haviam vencido por 2×1, mas Ciro Immobile abriu o placar para a Lazio logo no começo da partida de volta. Entretanto, Mehdi Taremi empatou não muito tempo depois com um gol de pênalti. No segundo tempo, Mateus Uribe virou a partida para o Porto, e Danilo Cataldi empatou novamente aos 49′ da etapa complementar. Lazio 2×2 Porto, e os portugueses garantiram uma vaga nas oitavas.

O outro português em campo foi o Braga. que recebeu o Sheriff, da Moldávia, em Portugal. Na partida de ida, o Sheriff havia vencido por 2×0, construindo assim uma bela vantagem para o jogo da volta. Porém o Braga conseguiu igualar o confronto, visto que venceu por 2×0 com gols de Iuri Medeiros e Ricardo Horta, ainda no primeiro tempo. Com isso, a decisão foi para a prorrogação e, eventualmente, para os pênaltis. Assim, Braga 3×2 Sheriff nas penalidades, com a equipe da casa avançando de fase.

Vale lembrar que Estrela Vermelha, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Bayer Leverkusen, Lyon, Monaco, Spartak Moscow e West Ham, por terem vencido os seus grupos na primeira fase, entram no mata-mata somente na próxima fase, nas oitavas de final, onde serão sorteados contra Barcelona, Betis, Sevilla, Atalanta, Rangers, RB Leipzig, Porto e Braga. Os confrontos não podem ter clubes do mesmo país.

Por fim, para acompanhar o futebol internacional clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.