Athletico sai na frente do América de Cali por 1×0

4 min read

Foto: Staff Images / CONMEBOL

Com gol de pênalti, Nikão garante a vitória rubro-negra na Colômbia e aproxima o Furacão da próxima fase.

Nesta terça-feira (13), Athletico Paranaense e América de Cali se enfrentaram em Pereira, na Colômbia em uma partida válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O América de Cali não pôde sediar o jogo em Cali pois o seu estádio está em obras.

A partida de volta entre os dois clubes acontecerá no dia 20 de julho (quarta-feira) na Arena da Baixada, em Curitiba às 21h30.

Resumo dos 90 minutos

O Athletico iniciou a partida levando um susto quando o goleiro Bento quase falhou no lance. Ao longo da primeira etapa, o Furacão criou oportunidades de gol, mas não conseguiu atacar o goleiro Graterol com tão perigo. A melhor oportunidade athleticana ocorreu aos 19 minutos quando Richard emendou o chute por cima do gol. Por parte dos colombianos, aos 31′, o goleiro Bento precisou salvar o Furacão quando Cortéz cabeceou em direção ao gol.

A segunda etapa iniciou com o Athletico abrindo o placar com Vitinho, mas o VAR anulou o gol já que Terans iniciou a jogada com bola na mão. O domínio athleticano dentro dos 45 minutos finais aumentou quando Marcinho passou perto de abrir o placar em cobrança de fato e principalmente quando Nikão marcou de pênalti aos 27 do segundo tempo. Com a vitória, o Furacão joga pelo empate na partida de volta da semana que vem.

América de Cali 0 x 1 Athletico Paranaense

Primeiro tempo

A partida começou com quase uma falha do goleiro Bento. Adrián Ramos desviou de cabeça e viu o arqueiro sair mal e quase ser surpreendido pelo time de Cali. Aos 9 minutos, o meia brasileiro Leo Cittadini entrou forte em uma jogada e recebeu o cartão amarelo. Aos 15′, Vitinho traçou boa jogada pela esquerda, foi em direção da marcação e chutou próximo da entrada da área e viu a bola passar por cima do gol.

Quatro minutos depois, o Furacão novamente chegou ao ataque com uma sequência de lances começando com cruzamento de Nicolas e indo até Nikão. A bola chega até Leo Cittadini que vê a defesa afastar, mas Richard se antecipa e bate por cima do gol. Aos 31′, Cortéz recebeu cruzamento pela esquerda e cabeceou para que então Bento, pudesse efetuar uma excelente defesa.

Segundo tempo

Com 2 minutos, o Athletico Paranaense abriu o placar fora de casa com Vitinho. O atacante recebeu ótimo lançamento do zagueiro Thiago Heleno, correu em direção ao gol, driblou o zagueiro, o goleiro e marcou um belo gol. Contudo, o VAR precisou entrar em ação e com isso, o gol foi anulado já que no início da jogada, o uruguaio David Terans colocou o braço na bola.

Aos 22 minutos, o Furacão recebeu uma grande oportunidade em bola parada depois que Leo Cittadini sofreu falta próximo à entrada da grande área. Na sequência, o lateral-direito Marcinho foi para a cobrança e acertou um foguete no gol, fazendo o goleiro Graterol espalmar para escanteio. Um minuto depois, o Athletico continuou pressionando o América de Cali e fez com que o VAR entrasse em ação mais uma vez na partida.

Depois da análise, o árbitro venezuelano José Argote marcou penalidade máxima após a bola ter batido no braço de Ureña. Com isso, o camisa 11 Nikão foi para a cobrança e acertou o meio do gol, abrindo então o placar da partida de uma vez por todas. Dois minutos depois do gol, Leo Cittadini bateu de primeira da fora da área e mandou por cima do gol, quase ampliando o marcador.

Com 35 minutos da segunda etapa, Vitinho recebeu a bola e ajeitou para chutar com a perna esquerda mandando a bola em direção do goleiro Graterol. Com isso, mais uma vez o América de Cali precisou ver seu arqueiro titular trabalhar para impedir mais um gol do clube paranaense.

Aos 39′, o América de Cali viu seu atacante Adrián Ramos cabecear a bola rente à trave. Bento tentou chegar no lance, mas não houve tempo. Com isso, a bola saiu e gerou um tiro de meta ao Athletico. A arbitragem adicionou seis minutos de acréscimo na segunda etapa e abriu tempo para que o placar fosse ampliado. O técnico António Oliveira aproveitou para sacar o meia Leo Cittadini de campo e dar minutos em campo para o volante Erick.

Após o apito final, o Furacão coloca um pé na próxima fase da Copa Sul-Americana e pode até empatar no jogo da próxima semana para garantir a classificação para as quartas de final do campeonato.

Ficha técnica

América de Cali x Athletico Paranaense
Local
: Estádio Hernán Ramírez Villegas, Pereira-COL.
Data: 13 de julho de 2021 (terça-feira).
Horário: 21h30 (horário de Brasília).
Arbitragem: José Argote (VEN) apita a partida. Ele conta com o auxílio de Jorge Urrego (VEN) e Carlos A. Lopez (VEN). Juan Lara (CHI) é o árbitro responsável pelo VAR.

América de Cali: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Kevin Andrade, Pablo Ortiz e Héctor Quiñónes; Paz (Batalla), Ureña e Moreno; Cortéz (Joao Rodríguez) e Adrián Ramos.
Técnico: Juan Carlos Osorio.
Cartão amarelo: Ureña.

Athletico Paranaense: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven (Marcinho), Leo Cittadini (Erick), Richard e Nicolas; Nikão, Vitinho (Carlos Eduardo) e Terans (Matheus Babi).
Técnico: António Oliveira.
Gol: Nikão.
Cartões amarelo: Leo Cittadini, Zé Ivaldo e Marcinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.