Coritiba busca melhorar retrospecto contra o Vasco da Gama em São Januário

3 min read
Coxa venceu apenas quatro vezes na Colina Histórica; partida é decisiva na briga contra o rebaixamento
Coritiba

(Foto: Gabriel Thá/Coritiba)

Para tentar ganhar uma sobrevida na briga para fugir do rebaixamento, o Coritiba terá um confronto direto contra o Vasco da Gama, nesta quinta-feira (21), às 19h, pela 24ª rodada da Série A.

No entanto, para conseguir a vitória, será preciso melhorar um retrospecto desfavorável jogando em São Januário, palco da partida.

Rivais há décadas, as equipes já se enfrentaram 52 vezes na história, em duelos válidos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Copa do Brasil.

O Gigante da Colina leva vantagem, pois venceu 23 vezes, contra 14 triunfos do Coxa. Também ocorreram outros 15 empates.

CORITIBA EM SÃO JANUÁRIO

Muito desse retrospecto favorável dos cariocas se deve aos confrontos realizados no Rio de Janeiro.

Na Cidade Maravilhosa, foram disputados 23 jogos. O Vasco da Gama venceu 13 deles, contra apenas seis do Coritiba, além de outros quatro empates.

Destes 23 jogos, 16 deles foram realizados em São Januário, estádio no qual o retrospecto também não é favorável ao Coxa, que venceu apenas quatro vezes no local.

Essas vitórias ocorreram em diferentes períodos da história. A primeira delas foi em 1980, pela Copa do Brasil, quando o Verdão venceu por a 1 a 0, com gol marcado pelo meia Freitas.

O segundo triunfo foi ocorrer mais de duas décadas depois, em 2004, pela 15ª rodada da Série A. Na ocasião, Ricardinho, Cleber Florich e Alemão fizeram os gols do Coxa, que venceu por 3 a 2.

Em 2008, o Coritiba voltou a levar a melhor sobre o Vasco da Gama em São Januário. João Henrique e Keirrison fizeram os gols da vitória por 2 a 0.

Por fim, a última vitória coxa-branca no local foi em 2020, também pela Série A, em uma circunstância muito parecida com a atual.

Pela 30ª rodada, as duas equipes também travavam um duelo direto contra o rebaixamento. Na ocasião, o Coxa estava há dez jogos sem vencer, mas não se intimidou, e conseguiu quebrar a sequência negativa, triunfando por 1 a 0, com gol marcado por Hugo Moura.

Aquela vitória deu uma sobrevida momentânea ao Coritiba. Porém, ao final daquele Brasileirão, tanto o Coxa quanto o Vasco da Gama, acabariam rebaixados.

Na última vez que se enfrentaram, pela quinta rodada do primeiro turno deste Brasileirão, as equipes empataram por 1 a 1, no Couto Pereira. Zé Roberto marcou para o Verdão, enquanto Erick Marcus fez o tento dos vascaínos.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Para tentar buscar o resultado positivo em São Januário e somar a segunda vitória fora de casa na Série A, o técnico Thiago Kosloski terá o retorno de alguns jogadores.

São os casos do goleiro Gabriel Vasconcellos e do volante Matheus Bianqui, titulares do Coritiba em várias partidas da competição.

Gabriel Vasconcellos está recuperado de lesão, e volta à meta no lugar de Luan Polli, que teve atuação desastrosa na derrota contra o Bahia.

Já Matheus Bianqui, volta a ficar à disposição após cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Ele disputa posição com Samaris e Fransérgio.

No meio, Marcelino Moreno deve voltar ao time titular. No ataque, Slimani e Robson devem ter a companhia de Kaio César, mas há a expectativa pela estreia do espanhol Jesé Rodríguez.

Thiago Kosloski ainda tem mais uma sessão de treinamentos nesta quarta-feira (20), quando deverá definir a equipe que irá a campo. Mas, uma provável escalação tem:

Gabriel Vasconcelos; Natanael, Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Sebástian Gómez, Matheus Bianqui (Samaris ou Fransérgio) e Marcelino Moreno; Kaio César (Jesé Rodríguez), Slimani e Robson.

Vasco da Gama e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira (21), às 19h, em São Januário, pela 24ª rodada da Série A.

Lanterna da competição e com seis derrotas seguidas, o Coxa ocupa a lanterna da competição, com apenas 14 pontos, onze atrás do Goiás, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O Gigante da Colina aparece na 18ª posição, com 20 pontos.

Para mais informações do Coritiba, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.