Coritiba venceu apenas dez partidas na temporada

2 min read
Dos 10 triunfos do Coxa em 2023, apenas três deles foram contra clubes da Série A do Campeonato Brasileiro
Coritiba

(Foto: Gabriel Ferro/C+ Esportes)

O Coritiba, definitivamente, vive uma temporada para esquecer. Acumulando sucessivas marcas negativas, há mais uma estatística ruim.

Em oito meses de temporada e com três competições no calendário, o Coxa conseguiu somar apenas 10 vitórias em 2023.

Esses triunfos se dividem em Campeonato Paranaense (seis), Copa do Brasil (uma) e Série A do Campeonato Brasileiro (três).

Após ter atingido sua maior sequência sem vitórias na história, quando ficou mais de quatro meses sem triunfar, o Verdão teve uma melhora de rendimento na Série A, tendo ficado quatro jogos invicto, com três triunfos no período.

Porém, o Coritiba voltou a apresentar uma queda de desempenho na reta final do primeiro turno e já acumula cinco derrotas seguidas.

QUAIS RIVAIS O CORITIBA DERROTOU?

Pode ser que o torcedor coxa-branca nem se recorde quais foram as vitórias da equipe em 2023. Mas, há outro dado que chama a atenção negativamente.

Dos 10 triunfos, apenas três foram conquistados contra clubes da Série A, curiosamente no período que o Coxa quebrou a série negativa sem vencer e apresentou uma melhora no desempenho.

Os adversários derrotados pelo Coritiba na elite foram o Goiás (13ª rodada), América-MG (14ª rodada) e Fluminense (16ª rodada).

Das outras sete vitórias, seis foram conquistadas no Campeonato Paranaense, contra Aruko (1ª rodada), Foz do Iguaçu (2ª rodada), Rio Branco (3ª rodada), Maringá (4ª rodada), Cianorte (6ª rodada) e Londrina (10ª rodada). Por fim, o outro triunfo do Coxa foi na primeira fase da Copa do Brasil, diante do Humaitá-AC.

DESEMPENHO PREOCUPANTE

As estatísticas, obviamente, não entram em campo, mas servem como um parâmetro histórico, de que o Coritiba não terá vida fácil no restante de 2023.

Apenas a título de curiosidade, nas quatro vezes que o Coxa terminou rebaixado na Série A por pontos corridos, em apenas uma delas somou menos que 10 vitórias.

Em 2005, foram 13 triunfos, enquanto em 2009, foram 12 vitórias. Por fim, em 2017, o Verdão venceu 11 vezes.

A única temporada com menos vitórias foi em 2020, quando o Coritiba comemorou os três pontos apenas sete vezes na elite.

Naturalmente, essas vitórias desconsideram os triunfos conquistados nas demais competições que o clube disputou nos respectivos anos.

Se fosse considerá-los, esse número seria maior. Porém, eles servem como uma prova, de que o Coxa precisará somar, no mínimo, mais 10 vitórias, se quiser permanecer na elite em 2024.

Com somente 14 pontos conquistados, e na 19ª posição, o Coritiba tem 89,6% de chances de ser rebaixado.

Para atingir o “número mágico” de 45 pontos, que historicamente garantem um clube na Série A, será preciso somar mais 31 pontos. Praticamente um desempenho de campeão.

A próxima tentativa para mudar este cenário será no domingo (03), às 20h30, diante do São Paulo, no Morumbi, pela 22ª rodada da Série A.

Para mais informações do Coritiba, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Tecnologia Portal C Mais | Newsphere by AF themes.